Qual tipo de corrimento é preocupante?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quando o corrimento apresenta sinais diferentes e provoca dor, coceira, desconforto e ardência, isso pode indicar uma série de doenças. As mais comuns são vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e tricomoníase.

Porém, se a quantidade de corrimento for além da roupa íntima, tiver uma cor diferente de branco, leitoso ou transparente, cheiro desagradável, ou causar coceira e ardor vaginal, é necessário procurar o ginecologista. O médico deverá fazer um exame ginecológico e verificar o pH vaginal e o teste de Whiff (do cheiro).

A mulher que tem um corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado com odor forte (lembrando o cheiro de peixe) e ainda sente dor ao urinar, coceira e ardência na região, pode ter o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Corrimentos marrom, amarelo-esverdeado, purulento ou com odor desagradável devem ser avaliados com urgência, pois denotam a presença de infecção, o que traz risco para a mãe e para o bebê.

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

As três principais causas de corrimento vaginal e que representam 95% dos casos são: vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e a tricomoníase.

  • Vaginose Bacteriana. ...
  • Candidíase Vulvovaginal. ...
  • Tricomoníase.

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio. Mas tenha atenção, já que, nos primeiros dias depois do término do período menstrual, é comum ter esse tipo de secreção.

O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.

O corrimento vaginal tem como objetivo manter a vagina limpa e lubrificada e também para manter o equilíbrio da flora bacteriana para evitar infecções. Ele é um líquido transparente ou esbranquiçado, com aparência leitosa e não tem cheiro forte. Você já deve ter notado que há dias do mês em que a secreção aumenta.

O corrimento é uma infecção, enquanto a secreção vaginal é produto da produção hormonal e suas variações durante o ciclo e, por fim, a lubrificação serve para diminuir a fricção no ato sexual”, afirma a ginecologista.

A secreção do corrimento vaginal amarelo pode ser normal, mas é importante ficar atenta ao mau cheiro, coceira, volume ou ardor ao urinar. É normal que as mulheres se preocupem com qualquer tipo de alteração que ocorra em seu corpo.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

A doença tem início principalmente a partir da infecção pelo vírus HPV de alto risco. No entanto, nem todas as mulheres que tiveram HPV irão desenvolver o câncer de colo do útero. Em 2020, mais de 600 mil mulheres foram diagnosticadas com o câncer de colo do útero no mundo.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

HPV genital geralmente não apresenta sintomas, a menos que seja um tipo que causa verrugas genitais. As verrugas genitais podem aparecer dentro de semanas ou meses após o contato com um parceiro portador de HPV. É menos comum que as verrugas genitais apareçam anos após a exposição ao vírus.

O corrimento vaginal é caracterizado por uma mudança na secreção vaginal normal, seja em volume, cor, textura ou odor. Normalmente vem acompanhado de vermelhidão, ardência, coceira e dor durante as relações sexuais, sintomas que incomodam muito e levam as pacientes aos consultórios.

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença. Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal.