Qual tipo de corrente residencial?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais.

10A

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

Uma corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, assim como os eletroeletrônicos. Baterias e pilhas também são conhecidas por utilizar a corrente contínua. Além disso, ela também é popular na geração de energia solar fotovoltaica.

Até 1000 w a tomada de 10 ampères é indicada como uso normal em uma residência. Você poderá conectar a maioria dos aparelhos com plugues de 2 ou 3 pinos finos.

Escolha a corrente baseada no seu porte físico
Por exemplo, se você tem um pescoço mais fino e ombros estreitos, o recomendado é usar correntes mais finas, pois elas trazem uma ilusão de que o seu corpo é mais amplo. Caso você tenha pescoço e ombro mais largos, o recomendado são os modelos mais grossos.

Um conversor AC DC convencional é formado a partir de um circuito que é conhecido como denominado oscilador de potência. Por meio dele, além da bobina que citamos acima, ocorre a conversão de tensão contínua por tensão pulsante, e que será posteriormente enviada a um transformador.

Carregamento AC
Este tipo de carregamento é efetuado por carregadores que disponibilizam a corrente alterna da rede eléctrica (AC) para a bateria do carro eléctrico.

Uma tensão alternada (CA – corrente alternada) é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente: Figura 1: Uma forma de onda de tensão ca. - O eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro. - As variações verticais na onda de tensão mostram as variações do módulo.

Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A). A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento. O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.

Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

A vantagem da corrente alternada é que ela pode ser transmitida por longas distâncias mais facilmente e ter sua tensão elevada ou diminuída por transformadores. Assim, as linhas de transmissão que saem das usinas elétricas e transportam energia elétrica, o fazem com correntes alternadas.

A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.

Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de: 6.800W / 220V = 30,9 amperes.