Qual tipo de corpo mais comum?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Segundo levantamento da ABNT, 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada.

76% das brasileiras têm corpo retangular; entenda os cinco tipos que a moda adota.

O corpo ampulheta é aquele que tem os seus ombros e quadris do mesmo tamanho e cintura mais fina. É um dos tipos de corpo mais versátil para usar e combinar looks. É ideal com peças justas e que marcam bem a cintura.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada. Na forma de “colher”, que mais se aproxima na pesquisa ao “violão”, estão apenas 5% das brasileiras.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

1 – Corpo tipo ampulheta ou violão
Esse é a silhueta mais desejada por boa parte das mulheres. Quem tem esse tipo de corpo possui os ombros e os quadris do mesmo tamanho e a cintura bem marcada. É biótipo que fica bem com quase todas as roupas, porém algumas dicas podem ajudar na hora de escolher as peças.

Na preferência masculina, o bumbum ganha disparado
Então, amiga leitora, já fizemos uma pesquisa, em um de nossos canais de mídia, sobre um tema parecido. A pergunta estava relacionada às partes do corpo que as mulheres mais se preocupavam, como seios, abdômen ou bumbum. Em primeiro lugar, disparado, apareceu o bumbum.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a mulher que conquistou esse “título” é a atriz britânica Kelly Brook, de 34 anos.

Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Com poucas variações, essa é a representação da mulher brasileira na mídia — e assim somos cobradas para ser.

A medida (realizada na altura do umbigo) recomendada para mulheres, é abaixo de 88cm, ou idealmente abaixo de 80 cm. Valores acima de 88 cm são um sinal forte da presença de gordura visceral. Uma má notícia, a lipoaspiração da gordura do abdômen não elimina a gordura visceral que está entre os órgãos.

Como entender os resultados. Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser de no máximo 0,80 para mulheres e 0,95 para homens.

Dá para modificar os formatos? Nenhuma dieta ou treinamento físico é capaz de mudar determinações genéticas. Porém, qualquer um pode emagrecer e ganhar massa muscular, dentro dos seus próprios limites, que são variáveis de pessoa para pessoa, e com ajustes apropriados.

Os homens valorizam a cintura fina porque essa característica é um indicativo de boa saúde e fertilidade da mulher, de acordo com a equipe de Devendra Singh, professor de psicologia evolutiva na Universidade do Texas em Austin (EUA).

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura.

Os resultados: o Dad-Bod 'corpo de pai'
Na pesquisa, as mulheres afirmaram que prefeririam um homem com um corpinho de pai a um musculoso de academia, citando carinho e falta de vaidade entre os motivos.

Mesomorfo. Biotipo musculoso, com os ombros largos e abdomen plano (normolíneo).

O biótipo I é o que a gente chama popularmente de magro. Temos ainda os corpos Y, ou Triângulo Invertido, com ombros mais largos que quadris, seios grandes e costas largas.