Qual tipo de carne é mais saudável?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

carne suína

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Em relação às vitaminas, a carne de frango é mais rica em vitaminas A, B3 e B5 e possui a vitamina K (ausente na carne de porco). Por outro lado, a carne de porco é um pouco mais rica e possui mais vitaminas B1, B2, B12, B6 e vitaminas E. Também contém vitaminas C e D, as quais estão ausentes na carne de frango.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

As carnes brancas, especialmente os peixes, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura e colesterol, sendo também mais fáceis de digerir.

o peixe, ao contrário da carne vermelha, possui melhor qualidade nutricional, pois a gordura presente em sua composição é uma gordura boa, também chamada de ômega 3, nutriente essencial para garantir saúde cognitiva, boa memória e saúde cerebral, entre outros benefícios.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são: Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada; Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos; Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

Aves e peixes são considerados as melhores proteínas animais que você consumir em sua dieta, disse Laster. O peixe é saudado por especialistas pelos seus ácidos graxos e ômega-3, que podem proteger contra doenças cardiovasculares.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.

Mais sobre o assunto
Dois ovos inteiros possuem 13 gramas de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32 gramas de proteína, explica o especialista.

A carne branca são as de frango, pato, peru, ganso e peixes. O frango, por exemplo, é rico em vitaminas do complexo B que contribui com o metabolismo celular, e os peixes são fonte de ômega 3 e ômega 6 e ácidos graxos.

Ele é rico nas vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, além de contribuir para fortalecer o organismo e gerar mais energia, assim como aumentar a imunidade e controlar os níveis de colesterol.

Entre os benefícios de incluir o peixe na dieta podemos citar a prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. Isso porque ele possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação.

Salmão

1. Salmão. Esse peixe é bastante popular no Brasil, sendo um dos mais nutritivos. O salmão é rico em ácidos graxos, como o ômega 3, cujos benefícios foram citados acima.

“As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Portanto, os peixes são a opção mais indicada para quem está com colesterol acima do normal.

Opções mais baratas como frango, fígado bovino e de frango, coração de frango, ovos e sardinha possuem esses nutrientes e são bons substitutos. Contudo, se tratando de vitamina B12, a carne vermelha é a maior fonte, sendo esta encontrada em menores quantidades nos outros alimentos de origem animal.

Cortes mais gordurosos, como picanha, alcatra e costela suína, costumam ter mais calorias. No plano nutricional, esse fator deve ser considerado, principalmente para pacientes que estão em busca do emagrecimento.