Qual tipo de câncer que dá dor nas costas?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

A dor nas costas é preocupante quando associada a outros sintomas como, dormência ou fraqueza nos membros, febre, perda de controle da bexiga ou do intestino, histórico de câncer e lesão traumática.

Mais comum, o cancro do pulmão também pode causar dores nas costas. Os principais sintomas deste tumor incluem dor torácica persistente, falta de ar, expectoração com sangue e emagrecimento progressivo.

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco.
  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

Dor nas costas: à medida que o tumor avança pode provocar dores nas costas. No início, a dor é de baixa intensidade, podendo ficar mais forte. “A dor aparece porque o tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, para os nervos ao redor do pâncreas.

Para descobrir exatamente o que está causando este sintoma, é preciso fazer alguns exames de imagem, como raio-x, tomografia ou ressonância de coluna. “Frequentemente, o primeiro exame, quando o paciente é avaliado por um ortopedista, é um raio-x simples da coluna”, o oncologista relata.

A intensidade de dor que uma pessoa com câncer sente varia de acordo com: o tipo de câncer, a localização do tumor, o estágio do câncer e se o câncer ou o tratamento danificou qualquer nervo. Outros fatores também podem afetar o modo como a pessoa sente dor, como medo, ansiedade, depressão e falta de sono.

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

O número de pessoas que convive com dor lombar é bastante grande atualmente. Entre as principais razões estão a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, execução errada de exercícios e principalmente esforço físico.

Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto. Em geral, é sentida no meio do peito, tendendo mais para o lado esquerdo, e pode se propagar para os braços. O que pode ser a dor no pulmão (dor torácica)? Diversas causas estão associadas à dor torácica.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples.

Em 90% dos casos, as dores nas costas estão relacionadas a fatores que contribuem para quadros de tensão muscular. A manutenção de posturas inadequadas é uma das principais causas, pois esse hábito sobrecarrega estruturas musculoesqueléticas específicas, gerando a sensação de dor localizada.

Nos casos em que a dor nas costas agrava, pode ser um indicativo de alguma doença mais séria, como pneumonia. Além da dor, da tosse e da coriza, o paciente também pode apresentar febre alta, catarro esverdeado ou com sangue. Embora mais rara, a embolia pulmonar também causa intensa dor nas costas ao respirar.

Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.

Quais os primeiros sintomas de câncer de pâncreas?

  • Perda de peso;
  • Falta de apetite;
  • Dor no abdome, principalmente na parte de cima do abdome e quando se irradia para a região das costas;
  • Fraqueza;
  • Urina escura em associação com fezes claras;
  • Náuseas;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia).

Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor. Os mais perceptíveis são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura; O tumor que atinge a cabeça do pâncreas provoca icterícia, doença que deixa a pele e os olhos amarelados.

Esses sintomas incluem dor localizada nas costas – acima da região lombar, no “meio das costas” e icterícia (amarelamento da pele) – causada pela obstrução das vias biliares.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.