Qual tipo de câncer e Hereditario?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Alguns tipos chamam a atenção por estarem relacionados às formas hereditárias, como câncer de mama triplo negativo, câncer de mama em homens, câncer de ovário, câncer colorretal (com ausência da expressão das proteínas MSH2, MLH1, PMS2 e MSH6), câncer gástrico do tipo difuso e tumores adrenocorticais em crianças.

Todo câncer tem origem genética, mas a maioria não é hereditária. Pode parecer estranho, mas as alterações genéticas que dão origem à maioria dos tumores malignos acontecem nos órgãos e tecidos que não estão relacionados à formação dos gametas – as células que transmitem as características hereditárias.

O estudo, publicado na revista "Proceedings of Royal Society B", sugere que o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer é mais provável em pessoas altas, simplesmente porque eles têm mais células e, portanto, maior probabilidade que essas células se tornem cancerosas.

Ter familiares que apresentaram a doença não significa que o câncer irá necessariamente se desenvolver. A recomendação é consultar um oncologista para fazer exames que possam indicar se é necessário uma conversa com um oncogeneticista.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Entre os tipos de câncer com maior letalidade, o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e silenciosos, com sintomas inespecíficos e que surgem apenas em estágios avançados da doença.

Câncer de fígado
Esse tipo de câncer causou 830 mil mortes em todo o mundo em 2020, de acordo com a OMS.

O aconselhamento genético é um grande aliado dos médicos na prevenção e no tratamento de casos hereditários de câncer. Os geneticistas explicam que quando há casos na família é possível realizar exames específicos para identificar se há alguma mutação genética que está causando o câncer.

O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Você sabia que um exame pode detectar o risco da pessoa desenvolver alguns tipos de câncer? Sim, é um teste genético que indica as probabilidades de tumores malignos analisando os genes. Ele é muito importante especialmente para quem tem histórico de doença na família.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de: pulmão (1,76 milhão de mortes)

Quando a cura é menos provável? Um tipo denominado câncer anaplásico de tireoide tem uma taxa de sobrevida em 5 anos de apenas 7%, mas é muito raro.

O câncer em si não é herdado, mas algumas pessoas têm características genéticas que as predispõe a desenvolver determinados tipos de câncer, e essa predisposição pode ser transmitida de pais para filhos, que é o chamado câncer hereditário.