Qual texto usa linguagem objetiva?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

São mensagens que se orientam para o referente, presentes principalmente em textos jornalísticos, científicos, técnicos, acadêmicos, etc. Neste tipo de texto predomina a linguagem referencial.

A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível. Exemplo de descrição objetiva: "A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem.

Linguagem objetiva, referencial. Função principal: informar, explicar.

Em um texto que precisa ser compreendido rapidamente pelo leitor como e-mail profissional, mensagem nas redes sociais, redação oficial como o ofício, texto jornalístico, a objetividade do que está sendo transmitido é fundamental.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto.

Ao escrever objetivo no seu currículo, procure ir direto ao ponto e evitar um texto muito longo. Seja específico, um dos maiores erros é ser genérico no objetivo. As empresas valorizam os profissionais que sabem onde querem chegar. Além disso, busque personalizar o seu objetivo de acordo com a vaga e com a empresa.

Um texto subjetivo é aquele que expressa uma visão pessoal do autor sobre um determinado tema. Nele o autor pode fazer uso de qualquer tipo de linguagem figurada para expor suas ideias, o texto pode conter metáforas, metonímias, sinestesia etc.

Diferença entre texto objetivo e texto subjetivo
Texto mais objetivo: concentra-se nos fatos. O uso da terceira pessoa (ele) e a ausência de muitos adjetivos e advérbios são algumas das características linguísticas desse tipo de texto. Texto mais subjetivo: concentra-se nas impressões do autor.

Na descrição objetiva prevalece a linguagem denotativa, isto é, a descrição mais concreta possível dos acontecimentos. Não há espaço para figuras de linguagem ou ressignificações dos termos. A descrição objetiva é usada em situações como laudos médicos e notícias, em que é preciso informar e detalhar um acontecimento.

Enquanto a descrição objetiva é feita de forma imparcial, ou seja, na tentativa de demonstrar apenas aquilo que se vê da forma mais realista possível, sem acrescentar qualquer juízo de valor, na descrição subjetiva o aspecto opinativo não é só contemplado, como muito valorizado.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Função referencial ou denotativa
É aquela que transmite uma informação objetiva e expõe os dados da realidade de uma forma objetiva, sem fazer comentários ou avaliações. O texto, normalmente, apresenta-se em terceira pessoa do singular ou plural, transmitindo impessoalidade.

A Linguagem Simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Além de ser uma técnica, é também uma causa social, pois defende o acesso efetivo dos cidadãos e cidadãs aos serviços públicos e o pleno entendimento dos seus direitos e deveres.

O texto expositivo tem o objetivo de informar e esclarecer o leitor ao apresentar um determinado tema ou assunto.

A objetividade textual se traduz mediante o uso de linguagem direta, sem rodeios ou preciosismos. A clareza de um texto é procurar a expressão certa e dizê-la na ordem exata. A clareza facilita a percepção rápida das ideias expostas no texto.

Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.