Qual teste é aceito no aeroporto?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Os testes confiáveis mais rápidos são o RT-Lamp e o teste de antígeno, ambos não são tão sensíveis quanto o RT-PCR, mas são recomendados em diversos casos. Quando o resultado de um teste é positivo, a confiabilidade de qualquer um dos testes que pesquisem o vírus é bem elevada.

Atualmente, o teste considerado padrão-ouro é o RT-PCR, embora seu resultado não saia tão rapidamente. Testes rápidos, como o de RT-Lamp e antígeno, apresentam sensibilidade levemente inferior, mas mesmo assim são apropriados para diagnosticar a infecção de forma confiável.

II - o comprovante de realização de teste para rastreio da infecção pelo SARS-CoV-2 (covid-19), com resultado negativo ou não detectável, do tipo teste de antígeno ou laboratorial RT-PCR realizados em 1 (um) dia antes do momento do embarque.

De acordo com Despacho n.º 8022-D/2022, não é mais necessária a apresentação de teste negativo, ou comprovante de vacinação.

Brasileiros e estrangeiros agora podem optar por apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo para entrada no Brasil até um dia antes do embarque para o País.

Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID.

Para um resultado assertivo e rápido, recomenda-se o teste RT-Lamp. Além de ser um exame que é aceito em alguns destinos de viagens, é uma ótima opção pela rapidez nos resultados, demorando cerca de 2 horas para obter o laudo.

Considera-se normal a PCR ligeiramente abaixo de 0,3 mg/dL (ou 3 mg/L). No entanto, em idosos esse valor pode ser um pouco mais alto. Por outro lado, valores de PCR discretamente elevados, entre 0,3 mg/dL (ou 3 mg/L) e 1,0 mg/dL (10 mg/L), são comuns em quadros de pequenas inflamações.

Após pedido feito pela Prefeitura de Guarulhos na terça-feira (7), o governo federal publicou nesta quarta-feira (8) a portaria interministerial 661, que obriga o viajante que chegar ao país via aeroporto a apresentar à companhia aérea responsável pelo voo um comprovante de vacinação contra a covid-19 e um teste para ...

Além disso, por ser um teste que detecta o material genético do vírus, é preciso que o vírus esteja presente no material testado durante a coleta. Isso faz com que a realização do PCR-RT seja indicada, preferencialmente,entre o 3º e 4º da doença, podendo se estender até o 10º dia.

Ainda segundo a secretaria, os testes podem ser feitos nas UBSs (Unidades Básica de Saúde) no sétimo dia após o último contato com o doente.

· RT-PCR: É um diagnóstico laboratorial, feito por biologia molecular, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 em amostras de secreção respiratória. A amostra é colhida por um profissional de saúde.

Igualmente importantes são os exames de Troponina e Hemograma. O primeiro avalia possíveis lesões miocárdicas (no coração), especialmente miocardite, nos indivíduos acometidos pela doença. Já o segundo é utilizado para averiguar as células do sangue.

A Prefeitura de São Paulo publicou no último sábado (14/5) o decreto municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, que desobriga a exigência do Passaporte da Vacina para acesso em estabelecimentos da capital.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Para os que foram vacinados com as duas doses de vacinas não aceitas no país de destino, a orientação é a aplicação de uma dose adicional da Pfizer. O intervalo entre a segunda dose e a dose adicional deve ser de quatro semanas.