Qual termo técnico para vômito?

Perguntado por: dmello7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.

Emese, ou vômito, é a expulsão do conteúdo do estômago através da boca. O vômito é um sintoma muito desagradável.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

Já o vômito agudo, em sua maioria, está correlacionado com corpos estranhos gastro intestinais, intoxicações, viroses, insuficiência renal, disfunção hepática, intolerância a medicações, entre outros.

É a expulsão do conteúdo do estômago através da boca, de maneira forçada, após contrações da musculatura abdominal.

É o vômito cuja coloração é dada pela bile – substância produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar que prepara a gordura ingerida na dieta para ser digerida mais facilmente. Sua coloração varia de um verde claro amarelado a um verde musgo.

A regurgitação é a passagem de conteúdo do estômago para a boca de forma involuntária, sem esforço e sem ejeção (eliminação forçada ou “violenta”) do conteúdo alimentar. Já o vômito é uma resposta voluntária e coordenada da criança que causa a expulsão forçada do alimento.

Texto: AFAGIA a - fa - gi - a sf. Impossibilidade de deglutir, ou seja, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva.

Astenia – fraqueza, cansaço físico intenso. Ataxia - Falta de coordenação.

O soluço, salouco ou singulto (em latim: Singultus) é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo.

Eritema é um termo médico para designar um sinal clínico presente em várias patologias e caracterizado por rubor da pele ocasionado pela vasodilatação capilar.

Ferida lacerada: quando há arrancamento ou laceração dos tecidos. Ferida perfurada: ferida produzida pela penetração de objeto perfurante. Ferida séptica: ferida infectada. Ferida: lesão.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

A virose gastrointestinal é a que provoca quadros de diarreia aguda, vômitos, náuseas e cólicas. A febre baixa também é um sintoma comum nesse caso. O rotavírus é um dos principais causadores desse tipo de infecção, atingindo principalmente bebês e crianças.

Já para tratar os vómitos, algumas estratégias que pode adotar são:

  1. Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere.
  2. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado.
  3. Descansar.
  4. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Apesar de geralmente não causarem sérios danos à saúde, os vômitos devem ser avaliados caso se tornem persistentes, pois podem causar a perda exagerada de fluidos e sais minerais, o que pode gerar desidratação e desnutrição. Em alguns casos, o vômito pode ser eliminado com uma pequena quantidade de sangue.