Qual termo técnico para dor na nuca?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Como já vimos, o torcicolo é a dor na nuca ou coluna cervical que costuma aparecer após algum tipo de mau jeito – que pode ocorrer durante a noite, no dia a dia, ou durante a prática de atividades físicas.

A diferença entre o torcicolo e a cervicalgia é que o primeiro apresenta uma dor pontual e transitória, cujos sintomas podem desaparecer sozinhos por volta de uma semana. Já a cervicalgia é um torcicolo mais grave, quando as dores persistem e se instalam progressivamente, com os sintomas cada vez mais fortes.

A dor de cabeça cervicogênica é a dor referida (dor percebida em uma parte do corpo diferente de sua verdadeira fonte) experimentada na cabeça a partir de uma fonte no pescoço. É uma dor de cabeça secundária, ou seja, causada por outra doença ou problema físico.

A dor de cabeça na nuca também é extremamente comum em casos de excesso de tensão, normalmente provocada por situações como estresse emocional, ansiedade ou aumento da pressão arterial, por exemplo. Geralmente, nestes casos também é possível sentir o pescoço mais rígido e uma dor em ambos os lados da nuca.

Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Fadiga: cansaço, esgotamento.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

O termo nuca se refere à parte de trás do pescoço de diversos animais. Anatomicamente, nos seres humanos, refere-se à região inferoposterior da cabeça que corresponde à vértebra cervical chamada de atlas.

Cervicalgia é o nome comum às dores na coluna cervical, tendo por causa diferentes fatores tensionais, musculares, mecânicos, ou devido à compressão nervosa.

Confira dicas para aliviar a dor na nuca:
Faça alongamento, yoga, hidroginástica ou outros exercícios físicos orientados por um profissional de saúde. Use compressas de água quente ou morna no pescoço e nas costas. Faça massagens na nuca.

A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.

Sintomas de cefaleias tensionais
Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça. Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada.

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.

A rigidez na nuca pode ser causada por um problema muscular, como espasmo do músculo cervical que acontece depois de um entorse. Isso pode acontecer em decorrência de exercício físico praticado de forma incorreta ou mesmo posição incorreta na cama durante o sono, como travesseiro não adequado.

Lesões musculares , estresse e má postura podem levar ao aparecimento de nódulos sensíveis na região cervical, área que inclui pescoço, nuca e parte superior dos ombros. Esses nódulos, chamados de pontos-gatilho, são resultantes da tensão muscular e podem provocar dor na nuca e na cabeça.

Dores frequentes na nuca podem ser um sinal de que o paciente está desenvolvendo uma hipertensão, por isso é fundamental buscar orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessário associar o tratamento com medicamentos ou o acompanhamento psicoterápico para um melhor controle do estresse e da depressão.

Dor na nuca
As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Pressão alta pode ter relação com dor na nuca e tontura
Existem indícios da dor na nuca sendo uma consequência da pressão alta e até mesmo uma possível causa, geralmente em associação à sensação de tontura e vertigem.