Qual temperatura o disjuntor desarma?

Perguntado por: apeixoto9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A corrente máxima permessível no disjuntor depende da temperatura ambiente em que ele está instalado. A temperatura de referência é 30°C, para outros valores deve-se considerar as correntes da tabela abaixo.

Isto pode estar acontecendo por dois motivos principais. Ou o disjuntor está fadigado e consequentemente desarmando à toa ou há superaquecimento ou sobrecarga em algum ponto. Importante: Antes de determinar que o disjuntor está fadigado, procure todas as possibilidades possíveis de curto e sobrecarga.

Uma das principais causas para que um disjuntor desarme sozinho é a sobrecarga do sistema elétrico. Isso acontece quando vários aparelhos estão ligados em um mesmo circuito e ao mesmo tempo. Ou, então, quando a instalação já é antiga e os aparelhos conectados exigem mais da rede do que o suportável.

Os fortes deslocamentos de ar fazem com que os fios se encostem, causando curtos-circuitos que têm como consequência o desligamento da rede elétrica. O mesmo ocorre quando galhos entram em contato com os fios elétricos, podendo rompê-los ou ocasionar curtos-circuitos.

COMO RESOLVER:
3 – Ligue novamente o disjuntor que foi desligado com o desarme, e então espere alguns minutos. 4 – Depois de esperar, coloque um item de cada vez de volta à tomada e ligue-os, o circuito irá desarmar novamente quando o item que está causando a sobrecarga for ligado.

Como o disjuntor desarma quando os dois chuveiros são ligados simultaneamente, significa que há um compartilhamento do circuito, isto é, os dois chuveiros estão ligados no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a fiação aguenta, e portanto, maior que a capacidade do disjuntor, fazendo ...

Curto-Circuito
Uma instalação mal dimensionada ou mal conservada pode ser um motivo, pois os cabos podem se romper e encostar um no outro. Quando isso acontece, não havendo a carga para consumir a energia os cabos vão oferecer um caminho muito pouco resistente para a corrente e isso causa o desarme do disjuntor.

Qual disjuntor escolher para ar condicionado 12000 BTU 220V
Neste caso, nós poderíamos usar um disjuntor de 10 A ou um disjuntor de 16 A. Mas a recomendação da fabricante LG é que o disjuntor ideal deve ser de 16A para evitar qualquer tipo de problema como desarme do circuito.

3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído.

Os disjuntores termomagnéticos (DTM) são os que oferecem uma proteção maior à instalação dos chuveiros. Eles identificam curtos-circuitos e sobrecorrentes. Por isso, esse tipo de disjuntor proporciona mais segurança à rede elétrica.

Disjuntor Curva Z
São os disjuntores mecânicos mais sensíveis, desarmam ente 2 e 3 vezes a corrente nominal, ou seja, um disjuntor Z2, vai desarmar entre 4 e 6 A.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

Disjuntores e dispositivos DR também tem sua vida útil estimada em manobras. Em condições normais de operação, com desarmes ocasionais de proteção, esses equipamentos podem resistir tranquilamente a 25 anos ou mais de operação.

Quando o chuveiro está ligado por pouco tempo e o dispositivo de proteção desarma, pode ocorrer devido ao aquecimento dos cabos, por serem mal dimensionados ou está havendo um curto circuito.

Causas de acionamento do DR.
Há vários casos onde o DR irá ficar desarmando, podendo citar alguns, como: quando chuveiro não for compatível, defeito de fábrica na resistência do chuveiro, pois pode haver uma falha na isolação da resistência ou algum defeito interno do DR.

Ou seja, precisamos instalar um disjuntor de 50A no QDC, e levar 3 pernas ou vias de cabo 10mm² até cada um destes chuveiros. Se você optar por colocar os mesmos chuveiros 5500W em 220V, a corrente de cada um vai dar 25A.

Não é recomendado fazer a ligação de 3 chuveiros em dois disjuntores. O recomendado é separar os circuitos, pois assim você não terá problemas como disjuntor desarmar quando liga dois chuveiros ao mesmo tempo.