Qual temperatura deixar o ar-condicionado à noite?

Perguntado por: azaganelli6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Bom, segundo especialistas, a temperatura ideal do seu ar-condicionado fica entre 18ºC e 22ºC. É nessa temperatura que garantimos mais conforto térmico — sem que esteja muito quente, nem muito frio. Ou seja: é a melhor temperatura para que você tenha uma noite de sono com qualidade e sem desconfortos.

Usar o aparelho nas temperaturas mais baixas, aumentam o consumo. Devido a isso, é indicado o uso do ar-condicionado entre 20°C e 23°C no verão e 23ºC e 26ºC no inverno.

O recomendado é ajustar o aparelho em 23°C, essa é a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado, e nem é tão fria, né? O que pode fazer mal é o fluxo de ar direto no rosto e as temperaturas baixas demais, causando um desconforto térmico. Por isso, o local ideal do ar-condicionado faz toda a diferença.

Qual a temperatura mais fria do ar-condicionado? Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que a temperatura mais baixa, ou seja, a mínima que pode ser configurada em um ar-condicionado é 16°C. Mas isso vai variar muito de acordo com a potência do seu aparelho.

Temperatura do ar-condicionado na sala de estar
Neste caso, a temperatura indicada para refrescar o ambiente sem prejudicar a sua saúde é entre 23°C e 26°C. Mas se estiver muito calor, você pode ajustá-lo entre 20°C e 23°C.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.

Saiba que a temperatura máxima do ar-condicionado fica em torno de 28°C, com alguns modelos alcançando até 32°C. Para que trabalhe naquela temperatura, é necessário que o equipamento esteja no modo “heat”, ou seja, no quente ou no aquecimento.

— Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50% — garante.

Consumo de 17,6 kWh:
8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.

* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia. * Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.

O ar-condicionado gasta mais energia elétrica quando tem que trabalhar mais. Se estiver muito quente, ele vai trabalhar mais para resfriar o ambiente. Se estiver muito frio, ele vai trabalhar mais para aquecê-lo.

Se você tem um ar condicionado Split e já se fez essa pergunta, saiba que sim, ele pode ficar um dia todo funcionando sem parar. Do ponto de vista econômico, a prática vai gerar um consumo a mais de energia elétrica, porém, os equipamentos mais modernos não possuem consumo excessivo.

Muitos tem dúvida sobre quanto tempo o ar-condicionado pode ficar ligado. Apesar de grande parte das pessoas acreditar que o aparelho precisa de um tempo de 'descanso', não existe regra sobre isso.

Para evitar o consumo de energia desnecessário e manter o clima agradável, o ideal é que o ar-condicionado fique entre 20°C e 23°C durante o verão e 23ºC e 26ºC no inverno. Essas são recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ambientes fechados.