Qual tem mais peso MBA ou pós?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Em termos de legislação, não há diferença entre especialização e MBA. Isso porque, independentemente da modalidade de pós-graduação lato sensu, o certificado terá o mesmo valor jurídico. E o que vale mais: pós ou MBA? Ambos têm o mesmo peso e pontuação em concursos públicos, por exemplo.

Segundo a 54ª Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação em 2020, a diferença salarial entre profissionais que possuem pós-graduação ou MBA em cargos de diretoria chega a até 47,2% a mais do que quem não têm a formação.

Então, se você se pergunta “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”, fique sabendo que precisa passar primeiro por um curso superior. Sim, para fazer MBA precisa ser graduado.

O mestrado profissional é uma boa escolha para quem quer mais flexibilidade de horários do que a permitida pelo mestrado acadêmico — mas deseja mais profundidade e diversidade de temas de estudo do que os possíveis num MBA. “Ele traz o melhor dos dois mundos”, diz Souto.

Transforma o seu conhecimento em expertise
Se você optar por continuar trilhando o caminho escolhido na graduação, o MBA é uma ótima escolha! Isso porque as suas habilidades são mais aprofundadas e exploradas durante o curso, permitindo não só que você as fortaleça como também as exerça na prática.

Tipos de título de quem faz uma pós-graduação
Já o MBA, referente ao termo inglês Master in Business Administration, é uma pós-graduação voltada a profissionais das áreas de gestão de empresas e projetos. Após a conclusão do curso de MBA, o estudante não recebe uma titulação, como as demais.

Dos quatro tipos de cursos de pós-graduação existentes, existe a possiblidade de conquistar 3 titulações diferentes. São elas: Mestre: para quem completa o mestrado.

MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. MBA em Marketing e Vendas. MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar.

O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Uma pós representa um nível a mais no grau de ensino, já que a pessoa passa de graduado para um especialista, mestre ou doutor na área escolhida. Atualmente, as pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

Não há limites para quantos cursos você pode fazer, sejam eles graduações, especializações, MBAs e outras modalidades de pós.

MBA é uma modalidade de pós-graduação que começou a ser praticada no Brasil mais recentemente e é direcionada a profissionais em cargos de gestão. Sendo assim, tanto os cursos de especialização (pós-graduação) quanto os MBAs referem-se a uma modalidade lato sensu feita após a graduação.

Quanto custa fazer um MBA
No Brasil, um MBA tem carga horária entre 390 e 500 horas, e o custo total pode variar de R$ 40.000 a R$ 200.000. No exterior, os valores ficam mais altos devido à reputação da escola, à cotação cambial e ao custo de vida do local escolhido.

1) Quando precisa de uma visão de gestão para ampliar suas possibilidades de carreira; 2) Quando há necessidade de um reposicionamento profissional; 3) Quando deseja mudar de área (ou, por diversas razões, mudou).

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.