Qual tem mais ferro frango ou carne?

Perguntado por: acordoba5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Apesar da baixa quantidade, ele sofre menos alteração – explica Ana Paula – Quanto mais sangue tem no alimento, mais ferro vai ter. Sendo assim, o com maior quantidade será o boi, depois porco, frango, peixes e crustáceos.

Qual a carne mais saudável
Veja abaixo o percentual proteico e de gordura de cada uma delas: Carne bovina tem uma média – 24,22% de proteína e 15,42% de gordura; Carne suína tem em média – 25,34% de proteína e 20,06% de gordura; Carne de frango tem em média – 28,5% de proteína e 10,4% de gordura.

A carne vermelha, por exemplo, tem maior concentração de ferro, vitamina B12, colesterol e, dependendo do corte, tem maior concentração de gordura.

Fruta. Abacate, ananás, alperce, manga, ameixa, amora, banana, figo, cereja, kiwi, laranja, limão, tangerina, maçã, morango, pêra, pêssego, uvas. A lista de frutos que são alimentos ricos em ferro é vasta. Para mais, grande parte deles também fornece ao organismo várias vitaminas, como a C.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Frango e peixe: possuem praticamente os mesmos nutrientes da carne vermelha (ferro, zinco, proteínas e vitamina B12) e quantidades menores de colesterol e gordura saturada. Para uma refeição ainda mais light, retire a pele e opte por prepará-los assados, cozidos ou grelhados.

É necessário ter cuidados quanto à quantidade de carne consumida, seja o frango ou a carne de boi, pois são ricos em gordura saturada, responsáveis pelo aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo. Há a possibilidade de aumentar também os riscos de problemas de coração.

Ele é rico nas vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, além de contribuir para fortalecer o organismo e gerar mais energia, assim como aumentar a imunidade e controlar os níveis de colesterol.

Uma das carnes mais saudáveis é o frango, especialmente quando comparado a carnes vermelhas como a carne de boi. O frango é uma excelente fonte de proteína magra, contém pouca gordura saturada e é rico em vitaminas B e selênio. Além disso, é importante saber sua procedência e a forma correta de preparo.

Dois ovos inteiros possuem 13 gramas de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32 gramas de proteína, explica o especialista. Fernando destaca ainda que, além da concentração proteica menor, o ovo possui maior quantidade de gorduras.

Para quem não abre mão, o limite é até três vezes na semana em porções de 80 a 150 gramas. Nas demais refeições, varie com carnes brancas, ovos e proteínas vegetais. 3.

O fígado bovino tem maior digestibilidade, enquanto o de frango e porco se destaca pela facilidade de preparo e por serem mais toleráveis e agradáveis quando bem preparados. “Entre os fígados, o de frango tem mais ferro, e ambos têm, pelo menos, duas vezes mais ferro que a carne branca”, diz Lili Purim.

Como aumentar a ferritina
Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro. Além disso, a carne vermelha também fornece Vitamina B12 que é fundamental para a produção de células e trabalha em parceria com o ferro.

Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Alimentos a serem evitados na anemia
Principalmente durante o tratamento da anemia, é orientado evitar a ingestão de certos alimentos na mesma refeição. Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino.

Outra opção é adicionar ovos cozidos em saladas de vegetais folhosos, que também são fontes de ferro, como a couve. O abacate com ovo também é uma boa pedida. Ao fazer as combinações, no entanto, evite o ovo cru. Ah, lembre-se que alguns alimentos podem inibir a absorção de ferro.

A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.