Qual tem mais cafeína café ou chocolate?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Ainda segundo a nutricionista, enquanto uma xícara de café com 240ml tem entre 60mg e 120mg de cafeína, uma barra de 30 g de chocolate ao leite tem apenas 6mg!

Uma porção de barra de chocolate amargo normalmente contém de 5 a 25 mg, embora algumas possam chegar a 160 mg. Para se ter uma ideia, uma xícara de café contém de 65 a 150 mg de cafeína. 6 mg de cafeína por onça (porção de comprimido). E chocolate branco não tem cafeína ou teobromina", comenta.

As versões amargas do chocolate possuem ainda mais cafeína, cerca de 30 mg, o equivalente a uma xícara de chá de café instantâneo.

O chocolate contém cafeína, como muitos sabem, mas sua quantidade varia conforme o tipo. Uma barra de chocolate ao leite de 42,5 g da Hershey's, por exemplo, contém 9 mg - cerca de três vezes a cafeína de uma xícara de café descafeinado. No entanto, uma barra de chocolate amargo da mesma marca tem cerca de 30 mg.

Segundo um estudo publicado na revista científica "Nutrients", o chocolate, ingerido pela manhã, pode ter efeitos positivos no nosso bem-estar mental e cognitivo, no nosso sistema cardiovascular e no nosso metabolismo.

Chocolate ajuda na concentração e muito mais
Além disso, especialistas indicam o chocolate para dias de provas porque o cérebro precisa da energia que o organismo fabrica por meio da glicose.

Para além do uso do suplemento, que deve ser visto com muitas ressalvas e ser evitado, o tradicional cafezinho é associado a efeitos benéficos para a saúde, sobretudo do coração e atuação contra doenças degenerativas. O excesso, como para todos os alimentos, é prejudicial.

O chocolate influencia o humor devido à presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. A setoronina é responsável pelo humor, sono e apetite.

Se o chocolate for consumido antes de dormir pode prejudicar o sono. Mas fora desse horário, ele pode ser um ótimo aliado. Isso porque o chocolate possui em sua composição ingredientes que podem ser benéficos para o sono, como ativos antioxidantes, minerais e vitaminas.

Chocolate
Um copo com 240 ml de leite com achocolatado tem de 5 a 10 mg de cafeína, mas essa quantidade pode chegar a 15 ou 20 gramas de acordo com o tipo de chocolate utilizado no preparo da bebida.

Portanto, o consumo de chocolate está liberado, mas sempre com moderação! Especialmente à noite, opte por aqueles com mais cacau e menos açúcar. Um exemplo: prefira o chocolate amargo ao chocolate branco. “O chocolate branco contém manteiga de cacau, leite e açúcar em quantidade elevadas.

O composto químico pode ser encontrado, principalmente, nos grãos de café, cacau, erva-mate, noz de cola e frutos do guaraná. Ou seja, bebidas a base de cola e guaraná, bem como os chás (mate, branco e verde), além do chocolate e, é claro, o nosso querido café, possuem cafeína.

Como a cafeína é encontrada nos sólidos do cacau e não em sua manteiga, o chocolate branco não contém cafeína.

Antes de citar qualquer efeito benéfico para saúde, precisamos frisar que este produto não possui cafeína.

Achocolatados contêm cafeína porque são utilizados grãos de cacau em sua fabricação.

Existem algumas formas de expulsar a substância do organismo rapidamente, como bebendo água, se exercitando e tirando um cochilo. Reduzir a quantidade de cafeína que você consome em longo prazo é outra forma de removê-la do seu organismo.

Este medicamento atua como um analgésico com ação antipirética tendo, portanto, a capacidade de aliviar a dor e a febre. Por possuir a substância cafeína este medicamento também tem a capacidade de aumentar a ação de alguns analgésicos (medicamentos para a dor), como é o caso da própria dipirona.