Qual tela de TV e mais resistente?

Perguntado por: ealmeida4 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

A diferença principal da LCD para a TV de LED é que essa última é iluminada por trás com lâmpadas com tecnologia LED, que são mais brilhantes e consomem menos energia. Com isso, você consegue imagens muito mais realistas, com mais cores e também mais contraste.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Se a TV aquece mais que o necessário para o seu uso as peças da TV acabam se deteriorando mais depressa, principalmente a tela, que é sensível ao calor acima da temperatura para a qual ela foi projetada para funcionar, diminuindo assim a vida útil da TV e causando diferenças de cor, brilho e contraste na imagem.

Confira nesse artigo qual o tempo médio de vida útil de uma TV. De acordo com os fabricantes, um televisor tem longevidade de mais ou menos 40 a 90 mil horas, o que representa de 4 a 10 anos ligado. Obviamente, essa é uma estimativa teórica. Confira nesse artigo qual o tempo médio de vida útil de uma TV.

Crystal UHD vs QLED
TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos para reproduzir imagens com maior gama de cores e brilho. Modelos Neo QLED trazem ainda um backlight de MiniLED, permitindo maior controle na iluminação do que TVs Crystal UHD, que usam LEDs convencionais como luz de fundo.

QLED (Quantum Dot Light-Emitting Diode) é uma tecnologia que combina pontos quânticos (QDs) com tela LCD e um backlight de diodos emissores de luz. Sua aplicação em TVs, como as da linha Samsung QLED, permite a exibição de imagens com cores vibrantes e mais precisas.

OLED vem de Organic Light-Emitting Diode. Na prática, a tela OLED usa diodos emissores de luz ao invés de cristal líquido, além de iluminar cada pixel individualmente.

As TVs UHD são mais simples e, por isso, são indicadas para quem tem um uso mais básico da televisão, buscando apenas uma boa qualidade de imagem, mas sem precisar de muitos recursos. Já a Crystal UHD traz cores mais vivas e com mais contraste, além de Upscalling - a tecnologia que aproxima resoluções inferiores do 4K.

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas. No meu caso, contando a data da compra até o dia de hoje, temos somente 30.660 horas, todavia, este tempo deve ser reduzido a pelo menos 1'3 uma vez que eu não fazia uso do produto todos os dias e quando usava, era em torno de 2'3 horas.

Como falamos, o display do televisor é praticamente a parte que lhe confere o valor de venda. Como ele sofreu um impacto e quebrou, não há possibilidade de reparar sem que haja a troca dessa parte por uma nova.

Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.

A QN800B é uma boa opção de melhor TV 8K em 2023. Antes de tudo, vale dizer que, por ser uma smart TV com resolução 8K, essa televisão tem um valor mais elevado, já que a tecnologia ainda é cara. Por outro lado, ela tem uma das melhores qualidades de imagem disponíveis no mercado atualmente.

Qual tipo de TV dura mais: LCD ou LED? As TVs de LCD costumam durar de 6 a 8 anos, se forem utilizadas 24 horas por dia. Já as TVs de LED duram geralmente de 4 a 5 anos, também se utilizadas 24 horas por dia.

Isso poupa energia e também aumenta a expectativa de vida útil da sua TV. Por exemplo, se a TV deixa de ficar ligada sem ninguém por perto 3 horas por dia, isso representa mais de 1000 horas por ano. Segundo os fabricantes, uma TV LED tem a vida útil entre 40 a 90 mil horas de uso.

Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos. A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas. 7 de nov. de 2022. Qual a vida útil de uma TV Samsung?

Quantos anos dura uma TV Smart LG? Atualmente, fabricantes estimam que uma Smart TV LG de LED dure pelo menos de 4 a 10 anos, mas existem diversos fatores que podem afetar a durabilidade do produto.

100 mil horas

De acordo com um relatório do Flat Panel HDs, as TVs OLED da LG têm uma vida útil de 100 mil horas. Mas, durante esse tempo, há uma diminuição de 50% no brilho. Ou seja, a redução de brilho é extremamente perceptível, muito além do limite de tolerância.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

Vantagens da TV QLED
Permite brilhos mais elevados; Entrega um melhor contraste e preto melhor que a NanoCell; Menos propensa a sofrer com o efeito Burn-in que as OLEDs.