Qual tecnologia 5G é usada no Brasil?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O 5G DSS chega a ser até 12 vezes mais rápido que o 4G convencional, podendo fazer o download de arquivos de 1 GB em apenas 40 segundos, por exemplo. Além disso, a velocidade pode chegar a até 51,7 Mb/s.

A TIM apareceu na ponta, com 1,4 milhão de clientes 5G — o que responde por uma fatia de 39% do mercado nacional. A Vivo, por sua vez, ficou na segunda posição, com 1,1 milhão de assinantes e 31,5% de market share. A Claro ficou com a medalha de broze em janeiro de 2023, com 1 milhão de clientes, ou 29,6% do mercado.

Agora, Lula foi visitar o seu maior fornecedor de tecnologia para a tecnologia 5G no Brasil que os americanos não têm produtos de igual competitividade.

Além dela, é possível se conectar ao 5G nas versões "non-standalone" (NSA), que usa parte da infraestrutura do 4G. Há ainda o "DSS" (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na sigla em inglês), que algumas operadoras chegaram a propagandear como "5G" desde 2020, mas que usa apenas a estrutura do 4G.

5G Non-Standalone (NSA): A rede 5G NSA depende de uma implementação que utiliza elementos da rede 4G existente. Ela depende das infraestruturas do 4G para funcionar, com o 5G sendo utilizado principalmente para fornecer velocidade mais rápida e menor latência, mas sem todo o potencial do 5G SA.

Segundo a Vivo, os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Nas regiões com cobertura, a conexão será automática e dessa forma o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho.

No caso da Claro e da Vivo, qualquer cliente, independente do marca do celular, que quiser ter acesso à alta velocidade do 5G puro (o standalone ou SA) precisa comprar um chip novo, que custa de R$ 10 a R$ 15.

Veja no mapa abaixo a localização de todas as 13.617 antenas do 5G.

A China é talvez o melhor exemplo do poder do Estado de acelerar uma nova tecnologia. O país implantou o 5G em 31 de outubro de 2019 e, por razões demográficas, tornou-se automaticamente o país número 1 nessa tecnologia. Poderia ter se acomodado, mas os Estados Unidos ainda não conseguiram alcançar os chineses no 5G.

Em julho de 2020, a Vivo e a Claro iniciaram os testes da tecnologia 5G no Brasil. Os clientes dessas operadoras (que possuem aparelhos 5G) passaram a ter acesso à rede de quinta geração em algumas cidades já a partir daquele mês, enquanto a Tim disponibilizou redes apenas em setembro.

Quais as diferenças entre o 4G e o 5G? Uma diferença importante entre o 4G e o 5G é a velocidade de navegação. Enquanto a versão antiga costuma alcançar até 100 Mbps, ou megabits por segundo, a nova consegue baixar uma quantidade até 100 vezes maior de dados nesse período.

Em Genebra, após a instauração da 5G, pessoas que moravam próximas às antenas relataram dores de cabeça, zumbidos no ouvido, problemas no coração, entre outras alterações. Uma matéria na revista suíça L'Illustré, com vários depoimentos, trouxe repercussão para o assunto, resultando na aprovação de uma lei de moratória.

Para usar a quinta geração é necessário estar na área de cobertura e ter um aparelho compatível com 5G na frequência de 3,5 GHz. TIM, Claro e Vivo não exigem planos específicos nem troca de chip para acessar o 5G NSA.

5G está em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Aplicativo para celular mostra regiões das cidades onde está disponível o sinal da nova internet móvel.

É difícil para as pessoas mudarem para a rede 5G, pois os Smartphones 4G não suportam a rede 5G, devido à configuração de cartão SIM diferente. Para resolver isso, você tem que substituir seu dispositivo por um Smartphone 5G e há muitos deles disponíveis na internet.

Ativar a conexão 5G em um celular Android compatível com a rede é uma tarefa simples. Em geral, ao adquirir um aparelho com acesso à Internet de quinta geração, a conexão é feita automaticamente pelo celular sempre que o sinal estiver disponível. Ainda assim, é possível desativar e ativar a rede manualmente.