Qual técnico venceu mais vezes o Brasileirão?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O primeiro a vencer foi o argentino Carlos Volante, em 1959, e Abel Ferreira, em 2022, foi o último. Lula e Vanderlei Luxemburgo são os técnicos que mais vezes venceram, com cinco conquistas cada.

Ele está apenas atrás de Vanderlei Luxemburgo (oito títulos) e Oswaldo Brandão (dez títulos). Contando com o fato de termos ainda quatro campeonatos a serem disputados pelo Verdão ao longo de 2023, o recorde pode chegar ainda neste ano (Paulistão, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil).

Sir Alex Ferguson
A primeira posição não é surpresa para ninguém. O lendário treinador escocês que fez história no comando do Manchester United, clube que treinou por 27 anos, conquistou, ao longo de sua carreira, incríveis 49 taças.

Aos 51 anos, Pep Guardiola conquistou agora seu 32º título e é o terceiro treinador com mais títulos oficiais na história do futebol mundial, atrás do próprio Alex Ferguson (49 títulos em 39 anos de carreira) e do romeno Mircea Lucescu (35 títulos em 41 anos de carreira).

Entre todas as equipes que já participaram do Brasileirão e estão hoje na primeira divisão, só quatro equipes nunca foram rebaixadas: Santos, Flamengo, São Paulo e agora Cuiabá.

O Flamengo é o melhor time do mundo. A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, em português), divulgou hoje o ranking mensal de clubes com a equipe rubro-negra na ponta. Liverpool e Palmeiras - que era o primeiro colocado no mês passado - fecham o top-3.

REAL MADRID - 1335 Pontos
O Maior Clube do Mundo 07 Mundiais de Clubes e 14 Liga dos Campeões da Europa.

Mesmo que perca para o Inter na última rodada, vai fechar com três derrotas. Até então, desde 2003, os recordistas eram o São Paulo de 2006, o Palmeiras de 2018 e o Flamengo de 2019, que perderam quatro dos 38 jogos.

Para este estágio do campeonato, o Palmeiras tem a terceira melhor campanha, abaixo apenas do Flamengo-2019 (71 pontos) e Fluminense-2012 (68 pontos). Se mantiver o aproveitamento atual no restante da Série A - 72,2% dos pontos -, terminará com a terceira maior pontuação do Brasileiro de pontos corridos.

Hegemonia são-paulina. Único tricampeão brasileiro seguido na era dos pontos corridos (2006-2008), o São Paulo lidera o ranking com vantagem de 60 pontos sobre o Santos. O tricolor acumulou 1.103 pontos em 17 edições.

No total, Felipão é o segundo técnico que mais vezes comandou o Palmeiras na história, em 484 jogos, atrás apenas de Osvaldo Brandão, com 586. Foram 237 vitórias, 132 empates e 115 derrotas.

Dentre os técnicos estrangeiros, Abel, com suas 122 partidas, é o terceiro que mais dirigiu o clube em todos os tempos, atrás só do argentino Filpo Nuñez (153 jogos) e do uruguaio Ventura Cambon (305 partidas). Os números impressionantes de Abel não param por aí.

Ele se chama Alexander Chapman Ferguson, tem 71 anos e nesta quarta-feira anunciou sua aposentadoria. Afirmar que foi o melhor é muito subjetivo, mas foi sem dúvida o maior técnico de todos os tempos do futebol.

Campeão do Paulistão, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira foi eleito o melhor técnico do Brasil pelos jogadores ouvidos na pesquisa realizada pelo UOL. Com 50% dos votos, o treinador do Palmeiras liderou o ranking, seguido por Dorival Júnior, ex-Flamengo, e Vojvoda, do Fortaleza.

Temos dezenas de exemplos de técnicos muito bons que são italianos e se formaram na escola de técnicos e treinadores mais reconhecida do planeta, na prestigiosa Federação Italiana de Futebol. Esta famosa escola é conhecida como Coverciano.

Ancelotti agora também é o treinador com mais títulos europeus, somando todas as competições da Uefa, com 8 conquistas. Além das quatro Champions, o italiano também faturou três Supecopas (duas com o Milan e uma com o Real Madrid) e uma da antiga Copa Intertoto (Juventus).

O Flamengo é segue como líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF 2023. Campeão da Copa Intelbras do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, o Rubro-negro está pelo terceiro ano consecutivo na primeira posição, com 17.210 pontos.