Qual tecido que não esquenta no sol?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Chambray: Dhora aposta também no tecido chambray, que é uma fibra natural (algodão). “Apesar de ser um jeans, a espessura é leve e ideal para temperaturas altas”. Tricoline: também desenvolvido com algodão, o tricoline é mais leve e atende a um mercado cada vez mais sofisticado, principalmente as camisarias masculinas.

Os 5 tecidos mais indicados para aproveitar o calor do verão!

  • TRICOLINE. Por ser fabricado exclusivamente com algodão, é uma excelente pedida pra roupas infantis, femininas e masculinas. ...
  • SEDA. ...
  • LINHO. ...
  • MALHA. ...
  • VISCOSE.

Como transpiramos mais, os tecidos para o verão precisam absorver a umidade e deixar a pele “respirar” sob as fibras. Boas opções não faltam, basta escolher a que mais combina com o seu estilo! Linho, algodão, tricoline, viscose e seda estão entre os melhores tecidos para o verão.

Nossa linha de tecidos de poliéster com revestimento vinílico, a Phifertex® é um material extremamente durável com alta resistência aos raios UV/desbotamento. A cor da malha de poliéster com revestimento vinílico é "fixada" no revestimento de PVC, o que significa que é pouco provável que desbote ao sol.

Desvantagens do poliéster
Esquentam mais e não deixam a pele transpirar com facilidade, podendo deixar aquele cheiro desagradável de suor embaixo do braço.

A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.

Malha fria, ou PV, como também é conhecida, é um tecido composto de 33% de poliéster + 67% de viscose, podendo variar de fabricante para fabricante, mas geralmente o fio 30.1 é o mais usado.

Proteção UV 50+
Os tecidos tecnológicos de supermicrofibra também oferecem proteção máxima contra os raios ultravioletas, conforme a certificação australiana UV 50+.

vermelho

A cor que mais protege o sol é o vermelho, porque a onda de luz vermelha é a mais longa, e pode absorver muitos raios ultravioleta da luz solar. Outras cores são mais fracas que o vermelho, portanto, usar roupas vermelhas no verão pode bloquear os raios UV e impedir que a pele seja queimada pelo sol.

A cortina blackout pode ser encontrada de dois tipos: de PVC, que bloqueia 100% da luz e ajuda a reter o calor e o 100% poliester, que corta em torno de 80% da luz. Geralmente se usa esse tecido para cortina em quarto e sala que se deseja menos luminosidade no espaço em determinados horários.

Os tecidos naturais mais indicados para inverno são veludo, flanela, lã e seda. A lã é condutora de calor, ou seja, um tecido considerado quente, pois não deixa o frio entrar e nem o calor do corpo sair. Quem prefere um tecido mais leve tem como opção a seda.

O Viscolinho é um tecido com a fantástica combinação de duas fibras incrivelmente frescas, o linho e a viscose, que o caracterizam com o caimento leve, toque mais macio, com alto grau de transpiração, deixando o corpo fresco, é fácil de passar e não amassa tanto quando o linho cru, e é muito confortável ao corpo.

Algodão. O algodão é uma fibra natural leve e que permite boa ventilação. Por não esquentar o corpo e facilitar a evaporação do suor, é muito utilizada em saídas de praia como chemises, batas e vestidos. Também é uma boa opção de tecido para pareô.

Tecido sintético e vinil
O tecido sintético e o vinil são muito utilizados para revestir móveis para áreas externas porque possuem, geralmente, estabilizadores UV que resistem ao desbotamento proporcionado pelo sol e repelem a água, evitando a imersão nas fibras e promovendo uma secagem rápida.

Este tipo de malha possui tecnologia inovadora, capaz de proporcionar proteção superior à 50 FPS, com a garantia de mais de dez horas de exposição ao sol. As roupas com a tecnologia UV protegem sua pele dos raios ultravioletas, além de serem confortáveis e práticas.

O poliéster costuma estar presente na composição dos tecidos que mais aquecem, já que favorece o isolamento térmico das roupas e impede a troca de calor com o ambiente.

Por isso, a Cashmere é considerada uma fibra nobre. É bastante recomendada para frio intenso: por ser uma lã evita a perda de calor natural, além de ser um tecido leve – não cria muito volume – e não “pinica” na pele. Normalmente a Cashmere é utilizada em xales, pashminas e cachecóis.

Qual a melhor situação de uso: o tricoline é ideal para quem prioriza durabilidade, pois suas fibras são mais resistentes. Ele tem boa respirabilidade e não esquenta muito.

Aquecimento: Uma das maiores desvantagens do uso do tecido de poliéster é a alta retenção de calor. As roupas que possuem sua composição total com esse material, podem causar certo desconforto em épocas de altas temperaturas, pois bloqueiam a circulação de ar através do tecido.

As peças que tem poliéster em sua composição conferem um menor índice de encolhimento comparado às peças 100% algodão. A fibra de poliéster não retém água, por isso, seca com mais rapidez. A fibra apresenta menor amarrotamento, não amassa com facilidade garantindo um aspecto mais liso às peças.

1. VISCOSE: Falar de tecido fresquinho é praticamente a mesma coisa que falar de viscose. Ela é aquele tecido leve, confortável e que transpira, ou seja, não retém calor.