Qual tamanho ideal do corpo lúteo na gravidez?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O corpo lúteo é relativamente grande em relação ao ovário, tendo cerca de 2 a 5 cm. A função do corpo lúteo é preparar o útero e manter a gravidez até que a placenta comece a secretar a progesterona. Caso não ocorra a fecundação o corpo lúteo vira uma pequena cicatriz esbranquiçada chamada corpo albicans.

Qual a espessura normal do endométrio no início da gravidez? Essa espessura pode variar, mas, em vias gerais, para que o embrião faça uma correta implantação no endométrio, a espessura mínima é em torno de 7/8 mm e a máxima entre 12 e 14mm na ovulação. A medida exata pode ser conferida pelo ultrassom transvaginal.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Quando não ocorre fecundação, o corpo lúteo se desfaz em um processo que pode levar entre 9 a 11 dias após o término da ovulação. Com a queda dos níveis de progesterona e estrogênio, ocorre a menstruação.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

Durante o período de sangramento o útero tem algumas contrações para ajudar a expelir o sangue e o endométrio. Nesta fase do ciclo é comum sentir algumas cólicas. São dores que vem como “ondas” começam fracas, ficam fortes e depois somem.

É importante esclarecer que cerca de 4 dias após a ovulação o endométrio atinge sua maior espessura. Todavia, aproximadamente 6 dias depois da fecundação ele se encontra na condição ideal para receber o óvulo fecundado.

1. ENDOMÉTRIO ADEQUADO. Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.

Quem tem endométrio fino pode engravidar sim! Embora este seja um problema que interfira na fertilidade da mulher, ainda assim é possível que ela consiga ter um filho biológico. Mas para isso, é preciso fazer um tratamento para aumentar a espessura endometrial.

Nas últimas semanas da gestação, o útero normalmente alcança o ápice de seu desenvolvimento, com uma capacidade de mais de 4 litros e meio de volume e pesando aproximadamente 1 kg (excluindo da conta aqui o feto e a placenta).

Qual o tamanho ideal do colo do útero na gravidez? Espera-se que o colo uterino tenha, pelo menos, 25 mm de comprimento. Medidas menores significam um risco aumentado para o parto prematuro.

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

O corpo-lúteo é uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e tem importante função como fonte dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Em ciclos normais, isto é, quando não há gravidez, essa estrutura se desfaz antes do período menstrual.

A progesterona produzida durante a fase lútea faz com que o revestimento uterino (útero) fique mais espesso, pronto para a implantação de um óvulo fertilizado no revestimento.

Fase lútea
O colo do útero apresenta uma secreção mais espessa, menos fluida, causando um corrimento vaginal mais branco, pastoso e firme, diferente da secreção do período fértil. Se o óvulo for fecundado, o corpo lúteo continua a funcionar durante o início da gestação e é ele que vai ajudar a manter a gravidez.

A partir das 6 semanas é possível que se consiga visualizar o embrião dentro do saco gestacional.

Ultrassom transvaginal
Este tipo de exame, além de possibilitar analisar o saco gestacional e seu desenvolvimento ao longo dos primeiros três meses da gestação, também ajuda a identificar outros problemas no canal vaginal da mulher.

No final da 5ª semana (quando o diâmetro médio do saco gestacional é de aproximadamente 8 a 10mm) a vesícula vitelínica se torna visível e é observada como uma estrutura esférica (uma "bolinha preta com a parede branca") junto à parede do saco gestacional na sua fase de implantação, medindo até 2 a 3 mm e crescendo ...

fase lútea: até 12,0 UI/L; pico ovulatório: 12,0 a 25,0 UI/L; menopausa: acima de 30,0 UI/L.