Qual tamanho é considerado um Pé Grande?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

De acordo com o pesquisador de biomecânica do pé do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Aluisio Avila, tamanhos entre o 34 e 40 são considerados padrões no Brasil. Sendo que os mais vendidos estão entre o 35 e 38.

Um exemplo simples: Se seu pé mede 24,5 centímetros medindo da ponta do dedo mais comprido até o fim do seu calcanhar, seu calçado ideal será o número 38 do Brasil de acordo com a tabela de medidas. É importante uma folga para que seu pé não fique tão apertado no calçado.

Para achar a largura do seu pé, meça a distância entre os dois pontos de maior largura no traço. Nesse caso, também é necessário reduzir a medida do diâmetro do lápis, aproximadamente 5 mm. Agora você possui a largura dos seus pés em mm ou cm.

Os pés de Tanya Herbert têm 33 centímetros —o equivalente ao tamanho 48 masculino no Brasil.

1. Pé Normal. O tipo de pé mais comum é, logicamente, o chamado pé normal. Ele se evidencia por ter as suas estruturas distribuídas de forma mais homogênea e equilibrada, sem grandes alterações anatômicas.

Meia-Calça Adulto

MEIA-CALÇA INVERNO
TAMANHOSMANEQUIMALTURA (M)
P36 a 381,50 a 1,59
M40 a 421,60 a 1,67
G44 a 461,68 a 1,75

O que define um pé consideradonormal”, e portanto sem necessidade de tratamento, é o indolor, com boa mobilidade das articulações e estáveis, sem desequilíbrios musculares que prejudiquem a função, ou predisponham a deformidades progressivas, sem patologias artério-venosas, e com sensibilidade de proteção presente ...

Conheço gente de 1,70 calçando 35, e gente de 1,55 calçando 41. Não deve existir uma média, algo assim não deve ser generalizado.

O pé cresce mais rapidamente até os dois anos de idade e, depois, de maneira uniforme até os 12 anos, na mulher. No homem, há um surto de crescimento dos 12 aos 15 anos.

Como já falamos anteriormente, o pé de uma criança cresce rápido (em média 1 mm por mês) e isso exige cuidados redobrados para não perder o momento correto da troca do calçado.

Na realidade, 3 em cada 10 brasileiros têm um pé maior que o outro, com uma variação entre 0,4 e 2 cm, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros, feita pela Pés Sem Dor, empresa que confecciona palmilhas e sapatos sob medida. Você pode pensar “mas isso interfere em alguma coisa?” e a resposta é: talvez sim!

Apesar do processo de desenvolvimento do pé terminar na adolescência, existem fatores relacionados com a gravidez, obesidade e/ou envelhecimento que fazem aumentar o tamanho do pé depois da idade adulta. A diferença pode ir até mais 10 milímetros, o que significa passar a calçar um tamanho acima.

Este ano conquistou o recorde do Guinness para os maiores pés do mundo numa mulher. Os pés da norte-americana Tanya Herbert medem 33,1 centímetros e 32,5 centímetros.

A pesquisa mostrou que nos últimos dez anos o tamanho médio do sapato feminino subiu para 6 (37 no Brasil), e que a demanda por tamanhos 9 cresceu em 80% na loja. A mudança se deve ao fato de que os pés das mulheres estão ficando mais largos, e não mais longos.

Comprar sapatos não deve ser uma tarefa fácil nem barata para o marroquino Brahim Takioullah. Tudo porque seu esquerdo, considerado o maior do mundo, mede nada menos que 38,1 cm, só um pouco maior do que o direito, que tem 37,5 cm.

Ela é quase do tamanho do pé do cara
Jyoti Amges, a menor mulher do mundo, é dona do menor pé do mundo. Takioullah, que é do Marrocos, mede 2,45 metros, enquanto Jyoti mede 60 centímetros.

Pé quadrado: dedos parecidos
Esse é um formato mais raro de pé, presente em aproximadamente 10% da população. Trata-se do pé em que os dedos têm o mesmo formato, sendo que o dedão, o segundo e o terceiro dedo costumam ser do mesmo tamanho, enquanto o quarto e o quinto são menores.

Pé romano. Esse é um dos tipos de pés mais raros. Estima-se que apenas 10% da população tenha esse tipo de pé. No pé romano, os três primeiros dedos, incluindo o dedão, são praticamente do mesmo tamanho e maiores do que os demais.