Qual tamanho do cisto que precisa operar?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Geralmente, a cirurgia para cisto no ovário costuma ser indicada em casos mais graves, quando o tamanho do cisto é anormal ou quando há ruptura ou torção do cisto. Nesses casos, pode ser necessária a retirada do cisto ou até mesmo de todo o ovário.

6) Quando o cisto no ovário deve ser operado? De um modo geral, cistos maiores que 5 a 7 cm devem ser operados. Isso porque eles dificilmente serão reabsorvidos (desaparecerão sozinhos) e têm maior risco de romper ou torcer.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Tipos de cisto de ovário
Surge quando a ovulação não acontece ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Normalmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho varia de 2,5 cm à 10 cm e geralmente diminui no período de 4 a 8 semanas, e não é considerado um tipo de câncer.

Sensação frequente de barriga inchada; Menstruação irregular; Dor constante nas costas ou flancos; Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

O tempo de cirurgia para a retirada do cisto pode variar entre 1 ou 2 horas (média), costumam ser procedimento de baixa complexidade, porém depende do tipo de nódulo ou cisto e em qual estágio se encontra.

É o tipo mais comum de cisto benigno. São mais presentes em mulheres jovens, com idades entre 15 e 40 anos. Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas.

Grande parte é benigna, ou seja, não se desenvolvem para um câncer. No entanto, quando um cisto aumenta de volume, pode causar desconforto, dor e complicações como o rompimento de um vaso sanguíneo.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

A mais comum consiste na cicatrização por segunda intenção, que é quando mantém-se a incisão aberta e ela fecha naturalmente, ou seja, de dentro pra fora. O tempo estimado de regeneração é de aproximadamente 60 dias.

“Muitos cistos simples, de corpo lúteo e hemorrágicos podem ser decorrentes apenas do ciclo ovulatório mensal normal em mulheres que não usam anticoncepcional hormonal. Eles são transitórios, porém podem se repetir por várias vezes ao longo dos anos em mulheres jovens”.