Qual supositório amolece as fezes?

Perguntado por: lxisco6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Dulcolax® Supositórios contém bisacodilo, que tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, para favorecer a evacuação.

Supositório de Glicerina Granado Adulto 12 X 4g é o mais usado para combater a prisão de ventre ou aliviar a constipação intestinal leve e moderada. Este medicamento para a prisão de ventre tem como finalidade de provocar a evacuação de forma natural e suave, que é indicado para estimular o hábito diário de evacuar.

Introduzir o supositório no reto e procurar retê-lo até que advenha a vontade de evacuar. De um modo geral, o efeito desejado de evacuação das fezes retidas com a constipação intestinal (prisão de ventre) é alcançado alguns minutos após a introdução do supositório no reto.

Constipação (obstipação, intestino "preso" ou "ressecado") refere-se a uma condição em que a freqüência de evacuações é baixa, com fezes freqüentemente endurecidas e secas. Isto geralmente decorre de absorção excessiva de água a partir das fezes, em virtude da passagem lenta do bolo fecal pelo cólon.

· PENTALAC® é um medicamento laxante , utilizado para amolecer e facilitar a eliminação das fezes. PENTALAC® também é indicado no tratamento da encefalopatia hepática crônica.

Se você já tem uma boa alimentação, é ativo, respeita o funcionamento do intestino, mas ainda assim não consegue ir ao banheiro, a resposta para se livrar da sensação de cocô preso pode ser aumentar a hidratação. A água é um dos pontos de maior importância para garantir o fluxo natural do sistema digestório.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Em situações de emergência - como em viagens - há algumas soluções que podem auxiliar. Conforme o nutricionista Gabriel de Carvalho, uma possibilidade é o uso de supositórios de glicerina, que não fazem mal.

Portanto, o mais indicado, nesse caso, é o uso dos supositórios, já que ele vai ajudar a amolecer as fezes que já estão formadas. Já para a pessoa que tem um trânsito intestinal mais lento e que as fezes, em geral, são mais ressecadas, o laxante é a orientação mais comum.

Não use Glicerol mais do queuma vez durante o período de 24 horas. Não use outros laxantes em combinação com Glicerol, a menos que seja indicado pelo médico. A administração de Glicerol deve ser interrompida em casos de dor de estômago, cólicas, diarréia com sangue, dor retal grave, sangramento ou irritação.

Sugiro você se encaminhar para um Gastroenterologista ou Proctologista para avaliar melhor o seu caso e verificar, por exemplo, se você está fazendo uso de uma ou mais medicações que causem ou piorem a constipação.

Um supositório ao dia quando necessário ou a critério médico. Introduzir o supositório no reto e procurar retê-lo até que advenha a vontade de evacuar.

A chave para tratar a maioria dos casos de constipação é a correção de deficiências alimentares, aumentando o consumo de fibras, ingestão de água, aliando ao exercício físico, como caminhadas, para ajudar a estimular a motilidade intestinal.

De um modo geral, o efeito desejado (evacuação) é alcançado alguns minutos após a introdução do supositório no reto. Pode-se deixar o supositório atuar por 15 a 30 minutos.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.