Qual sufixo de povo?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical.

A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

cachorro + -inho: cachorrinho bebê + -inho: bebezinho.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Chuva, chuvisco, chuvarada
É possível notar que todas as palavras destacadas possuem o mesmo radical (chuv-), não é mesmo? No entanto, algumas possuem sufixos diferentes (chuvisco, chuvarada).

ver a gordura de perto
Origem etimológica:gordo + -ura.

Resposta: Se não me engano o Prefixo é ''Biblio'' e o sufixo é teca. Espero ter ajudado!

Derivação Sufixal: ocorre com o acréscimo de sufixos à palavra. Exemplo: lealdade (leal + dade), principalmente (principal + mente).

Origem etimológica:amarelo + -ar.

Dessa forma, assim como em chefe/chefa, há duas formas consideradas padrão na língua. O sufixo –ente tem origem latina e, segundo Nunes (1956), era adicionado aos verbos para formar o particípio do presente em nomes masculinos e femininos, no singular.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Os sufixos verbais agregam-se, via de regra, ao radical de substantivos e adjetivos para formar novos verbos. Em geral, os verbos novos da língua formam-se pelo acréscimo da terminação-ar. Exemplos: esqui-ar; radiograf-ar; (a)doç-ar; nivel-ar; (a)fin-ar; telefon-ar; (a)portugues-ar.

Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Origem etimológica:diária + -ista.

A derivação sufixal é um tipo de derivação no qual se altera a forma do termo original acrescentando-se um sufixo, isto é, um morfema após o radical da palavra, para criar um termo derivado da palavra original. Assim, o “pedaço” acrescentado após o radical gera novas palavras derivadas da original.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...