Qual suco pode dar para bebê 4 meses?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta. Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses.

Em resumo. Sempre que me perguntam se bebê pode tomar suco a minha resposta é bem simples: não, bebê não pode tomar suco. Até 1 ano as frutas oferecidas ao bebê devem ser raspadas, amassadas ou cortadas em pedaços e nunca em forma de sucos. Inclusive essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Por estas características nutricionais essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos, a recomendação é que os bebês comecem a ingerir suco de laranja logo após completar 6 meses de idade.

Não é recomendado iniciar dieta que não seja leite materno, ou fórmulas infantis em caso de impossibilidade fe amamentação, antes dos 6 meses de idade. Portanto, não dar a laranja Lima com 3 meses!

Com 4 meses, o bebê não pode ainda comer papinha nem nada. A princípio, nessa idade ele não está preparado. Logo, a introdução dos alimentos sólidos pode trazer vários prejuízos. Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é começar a introdução alimentar com 6 meses.

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Quando o bebê começar a ingerir água, não confunda. Excesso de suco pode levar a anemia, malnutrição, aumentar os riscos de obesidade na infância (pois possuem alto índice glicêmico), aumenta os riscos de cárie e ainda pode causar diarreia e dores de barriga no pequeno.

A partir dos 6 meses de vida, quando o aleitamento deixa de ser exclusivo, as frutas são os primeiros alimentos que os bebês devem experimentar, de acordo com o Ministério da Saúde.

Antes dos 12 meses, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades de mastigação. Por isso é recomendável, no lugar de sucos para bebês, as papas doces. Ou seja: oferecer a fruta amassada ou raspada. Assim, ela irá desenvolver essa prática e, de quebra, absorver todos os nutrientes da fruta fresca!

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

A introdução alimentar é preconizada a partir dos 6 meses ou a sinais de prontidão do bebê. O suco de fruta também não é recomendado, só devem ser ofertados a partir dos 2 anos de idade.

Os benefícios de cada fruta para os bebês

  • Maçã Essa costuma ser a primeira fruta que os bebês comem na introdução alimentar, seja e forma de purê ou papinha. ...
  • Banana. A banana é uma fruta com sabor e textura que costumam ser bem aceitos pelas crianças. ...
  • Mamão. ...
  • Melancia. ...
  • Pera. ...
  • Laranja.

A resposta é simples e direta: qualquer uma! Da mesma forma que qualquer outra fruta, não há restrição quanto ao tipo. Todos os tipos de banana podem ser oferecidos desde o início da introdução alimentar.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

A Lima é a mais indicada para crianças e idosos. Sem nenhuma acidez e bastante doce, o suco deste tipo de laranja é suave e muito agradável aos paladares mais sensíveis.