Qual suco é bom pra cólica?

Perguntado por: imoreira3 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

suco de abacaxi

O suco de abacaxi tem uma quantidade elevada de bromelaína, que é uma enzima conhecida por aliviar dores musculares, o que pode ajudar a combater cãibras e cólicas.

Estudos preliminares em nosso grupo de estudo mostram que o suco de limão Tahiti (Citrus latifolia) reduz o sangramento menstrual.

A cafeína pode aumentar a tensão muscular e causar a contração uterina, o que pode piorar a cólica. Por isso, é importante evitar ou limitar o consumo de café, chá preto, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína durante o período menstrual.

Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. Para evitar este problema durante a menstruação, evite alimentos muito processados e ricos em sódio, como as refeições pré-cozinhadas e fast-food.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

Ibuprofeno ou paracetamol geralmente são os medicamentos mais indicados para o alívio da cólica menstrual. Eles podem ser adquiridos em qualquer farmácia, no entanto o ideal é que seja prescrito pelo ginecologista, assim a posologia é adequada ao seu tipo de cólica.

Chá de gengibre
Tem ação anti inflamatória e analgésica, obtida através dos compostos fenólicos como gingerol, zingerona e chogaol. Ajudam com as dores e o desconforto das cólicas menstruais.

Muito encontrada em alimentos como a carne vermelha, manteiga ou margarina, bolos e doces em geral, a gordura saturada aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero. Para se distrair e esquecer a cólica menstrual, o app Sai Cólica é perfeito.

Um dos mais indicados é o suco de laranja, por agregar várias vitaminas e sais minerais: ele é fonte de magnésio, cálcio, vitamina D, que são úteis na redução dos sintomas da TPM³.

Alimentos: frango, porco, peixe, ovos, aveia, amendoim, soja. Vitamina E – eficaz para amenizar a mastalgia (dor nas mamas) e dor de cabeça. Alimentos: óleos vegetais, cereais integrais e nozes. Cálcio – ajuda na redução dos sintomas em geral.

A contração da musculatura do útero é provocada pelo excesso da produção de prostaglandinas. Quanto maior essa produção, mais intensas são as contrações, que levam à dor³. Ou seja, a limpeza do endométrio gera a menstruação e a contração uterina é a responsável pela cólica².

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

Maça, pêra, melão e frutas vermelhas são ótimas opções para substituir o açúcar durante os períodos em que queremos comer um doce. Elas contém todos os macro e micronutrientes para ajudar a combater as fraquezas do período menstrual.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

A circulação fica prejudicada e faz com que o sangue receba menos oxigênio. Por isso, as contrações do útero podem aumentar quando se está em um ambiente frio ou quando se pisa no chão muito gelado.

É bastante comum que a mulher experimente, ao longo da vida, alguns episódios de dor abdominal difusa do tipo cólica e isso nem sempre significa a presença de alguma patologia. Entretanto, casos persistentes que não se resolvem espontaneamente devem ser avaliados pelo ginecologista.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas. Aos poucos, notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente pare. Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo.

Atroveran DIP (Dipirona Monoidratada 500ml/mL) - Atroveran Dip é um potente analgésico de dipirona, indicado contra as dores e cólicas do período menstrual. Atroveran® Dip é um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento da dor e febre. Modo de uso Tomar aproximadamente 20 á 40 gotas até 4x ao dia.

Dentre eles, Buscopan, Buscofem, Atroveran e Neocopan.