Qual suco é bom para rinite alérgica?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A bromelina encontra-se em maior quantidade no miolo do abacaxi, a parte central e mais firme da fruta. Além disso, o abacaxi contém vitamina C, que ajuda a combater inflamações, e bastante água, aumentando a hidratação do corpo e diminuindo as crises de rinite.

Alho - considerado anti-inflamatório e capaz de melhorar o sistema imunológico, além de ter função expectorante e descongestionante. Cúrcuma - potente anti-inflamatório e ajuda a aliviar os sintomas de inflamação e a irritação causados pela rinite alérgica.

Frutas cítricas
A ingestão de alimentos ricos em vitamina C tem demonstrado reduzir a rinite alérgica – irritação do trato respiratório superior causada pelo pólen das plantas florescentes.

Chá de camomila
A camomila é conhecida por suas propriedades antiinflamatórias e relaxantes. Essas propriedades podem ajudar a aliviar a congestão nasal e acalmar a irritação da garganta, outro sintoma comumente associado.

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

A rinite crônica causa obstrução nasal e, em casos graves, formação de crostas, sangramento frequente e secreção espessa, com odor desagradável, cheia de pus do nariz. Descongestionantes podem aliviar os sintomas.

Chá Capim Limão
É muito bom para combater a rinite alérgica, já que o chá de capim limão é um antioxidante e anti-histamínico, além de também atuar como um agente anti-inflamatório muito eficaz. Assim, este chá deve ajudar a reduzir a quantidade de muco.

A maioria contém pólen em sua composição, que eventualmente pode irritar as mucosas nasais. Tomate, laranja, amendoim, banana, melancia, pêssego, ameixa e coentro. Caso haja suspeita de reação, devem ser realizados testes com acompanhamento médico.

Quem sofre com a APLV deve evitar o consumo de leite, especialmente se também apresentar asma ou estiver passando por uma rinite alérgica, sinusite ou outra inflamação do sistema respiratório, considerando que nesses casos ela pode sentir sintomas mais fortes por ingerir esse tipo de alimento.

Não existe remédio caseiro para rinite. Sucos e chás milagrosos não funcionam para tratar rinite. A lavagem do nariz com soro pode melhorar os sintomas da rinite e é algo simples que podemos fazer em casa.

Entenda o que fazer para dormir bem e evitar a manifestação alérgica.

  1. Aspire o quarto. ...
  2. Retire tapetes e cortinas. ...
  3. Use edredons. ...
  4. Proteja a superfície da cama. ...
  5. Afaste-se de bichos de pelúcia. ...
  6. Conte com orientação médica.

Outros chás de ervas que podem ajudar incluem:

  1. Alcaçuz. Acalma a garganta e ajuda a libertar o muco para que a tosse o expulse.
  2. Hortelã-pimenta. Alivia a congestão e muco ao redor do nariz e cabeça.
  3. Urtiga. Reduz a quantidade de histamina no corpo.
  4. Camomila.

– Vinagre de maçã: A mistura de uma colher de chá de vinagre de maçã e 1/2 copo de água é suficiente para aliviar a crise de rinite alérgica, prefira tomar sempre pela manhã.

O tempo de duração da doença é variável, dependendo da sua gravidade. A rinite alérgica é dividia em aguda e crônica. A rinite aguda dura entre 7 e 10 dias, aproximadamente. Já a rinite crônica pode durar 3 meses ou mais, com sintomas constantes, se não for tratada adequadamente.

Como as vacinas para rinite funciona bem
Mas pode ser necessário tomar injeções regulares por 3 a 5 anos. E pode levar um ano ou mais para os sintomas melhorarem.

O chá verde possui um fitonutriente antioxidante poderoso chamado epigalocatequina-galato (EGCG), que bloqueia a histamina e imunoglobulina E (IgE). Essas duas substâncias naturais estão relacionadas com os sintomas desconfortáveis das alergias.