Qual suco é bom para gastroenterite?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Em caso de quadro leve, o tratamento visa a hidratação, ou seja, o indivíduo deve ingerir líquidos, bebidas com sais de reidratação, água e água de coco, por exemplo. No caso da alimentação, o ideal é comer alimentos leves e de fácil digestão.

Gastroenterite refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.

Alguns alimentos indicados para aliviar a intoxicação alimentar. A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

Os sintomas típicos de gastroenterite são diarreia e vômitos acompanhados de dores e cólicas abdominais, febre, perda de apetite, dor de cabeça e fraqueza extrema. A gastroenterite aguda, em geral, pode durar de 3 a 5 dias, e, nos casos mais severos, até 10 dias.

Os melhores chás para gastroenterite – Esses chás aliviarão seu desconforto gastrointestinal: Chá de camomila: O chá de camomila em particular provou ser o chá número 1 para problemas gastrointestinais.

Os tratamentos para gastroenterite incluem o uso de medicamentos para reduzir a náusea e aliviar a cólica abdominal, o consumo de probióticos para repor a flora intestinal, mas, principalmente, a reidratação1.

O leite e seus derivados são de evitar durante alguns dias, já que, muitas vezes, as gastroenterites dificultam a absorção da lactose (açúcar do leite). Os bebés podem continuar a beber leite materno ou o biberão habitual.

HIDRATAÇÃO: é muito importante recuperar todos os líquidos que se perdem, bebendo pouco a pouco e com freqüência. No início, recomenda-se iniciar uma dieta apenas líquida. Tente usar uma solução de reidratação da farmácia (soro) ou caseira (água, suco de limão, bicarbonato, sal e açúcar), melhor se estiverem frios.

A infecção pode ser adquirida através das mãos sujas, do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva, tosse, espirros ou da ingestão de alimentos contaminados.

Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

Detalhes. O suco de laranja tem vitamina C, flavanonas e carotenoides, dois componentes que fazem dele um ótimo anti-inflamatório e ainda ajudam a nossa microbiota intestinal, as bactérias do bem que vivem no nosso intestino.

Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele); Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).