Qual suco é bom para cólica?

Perguntado por: aornelas8 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O suco de abacaxi, maçã, gengibre e louro é fácil de fazer e ajuda no combate às cólicas menstruais, pois carrega várias propriedades que melhoram o funcionamento do corpo da mulher nos períodos mais difíceis do mês. Enquanto o abacaxi e o gengibre são diuréticos naturais, a maçã ajuda no funcionamento do intestino.

Alguns chás, como camomila, erva-doce, hortelã e erva cidreira, podem ajudar a aliviar o desconforto da cólica menstrual porque têm efeito calmante. Já o chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser um grande aliado.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Cólica menstrual intensa pode ser sinal de Endometriose
É caracterizada pelo crescimento do endométrio (mucosa que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Um dos principais sintomas da endometriose são as cólicas intensas.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Tem gente que indica o consumo de suco ou chá de limão para controlar a menstruação, mas a verdade é que não existe nenhuma evidência científica de que o limão aumente o fluxo menstrual ou faça a menstruação descer mais rápido. Por isso, por mais gostoso que seja o limão, ele não se prova útil nesse sentido.

Algumas mulheres acreditam que o limão corta a menstruação. Consumir o chá do limão com o intuito de interromper o fluxo menstrual não oferece danos à saúde feminina. Porém, é importante entender que não existe nenhuma comprovação científica capaz de confirmar essa crença de que o suco de limão corta a menstruação.

Estudos preliminares em nosso grupo de estudo mostram que o suco de limão Tahiti (Citrus latifolia) reduz o sangramento menstrual.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Dormir de lado com os joelhos dobrados pode ajudar a aliviar o desconforto da cólica. Essa posição é boa porque alonga a parte de baixo da coluna – a lombar -, que tende a ficar mais tensionada quando temos cólica. De lado você tira a pressão do abdômen, aliviando a lombar.

Confira cinco dicas para acabar com as cólicas menstruais sem...

  1. Exercícios físicos. Durante os dias de cólica, tudo o que você quer é ficar quietinha, mas praticar atividades físicas de baixa intensidade pode ser bastante positivo. ...
  2. Estimulação elétrica. ...
  3. Alimentação equilibrada. ...
  4. Compressas quentes. ...
  5. Terapia alternativa.

Como aliviar a cólica?

  1. Uso de anti-inflamatório.
  2. Medicamentos que bloqueiam a menstruação.
  3. Atividade física moderada – a liberação de endorfina age como analgésico.
  4. Bolsa de água quente no pé da barriga – o calor melhora a inflamação.
  5. Vitaminas (ômega 3 e complexo B)

A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler indica atividades físicas leves como caminhada, alongamento e ioga, bolsa de água quente no local dolorido e um banho relaxante como possíveis formas de amenizar as cólicas. Outras opções são os contraceptivos e a gravidez, mas apenas em determinados casos.

As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  • Nadar.
  • Usar calça jeans.
  • Fazer exercício físico.
  • Fazer sexo.
  • Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  • Lavar o cabelo.
  • Cozinhar.

Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns. Costumam aparecer pouco depois das primeiras menstruações. Já as secundárias vêm de alguma doença ou problema, como a endometriose, problemas com o DIU, alterações do útero e ovários e inflamação pélvica.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.