Qual som irrita cachorro?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Qualquer barulho de sirene - seja de ambulância ou carro de polícia - faz um som que o cachorro não gosta. Por ser bastante estridente e com uma frequência sonora elevada, esse tipo de ruído deixa a audição canina mais irritada - por isso, muitos cães têm medo ou ficam nervosos ao ouvir sirenes.

O som do apito para cachorro é tão personalizado para a audição canina que, na maioria das vezes, os humanos não vão ouvir. Isto é, muitas vezes o som do apito sairá em uma frequência que só o ouvido canino ouve. Por isso é um material feito especialmente para os nossos amigos caninos.

Os cachorros que ficam muito tempo sozinhos em casa podem desenvolver casos de estresse e ansiedade. Isso pode deixar o cachorro bravo, agressivo e muito estressado. Portanto, garanta que ele tenha ao menos uma companhia.

Os ruídos e os cheiros fortes
O secador de cabelo, o aspirador, os carros, os foguetes, os espirros, uma tosse ou algo que nos cai das mãos e faz muito barulho, qualquer ruído forte incomoda e assusta os cachorros.

Odores muito cítricos, como o do vinagre, são desagradáveis para o olfato do cachorro. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde você não quer que o pet faça necessidades. Por ter um cheiro que cachorro não gosta, o vinagre funciona perfeitamente como repelente.

Os latidos incessantes de cães acima do nível de ruído permitido em área residencial configuram violação ao direito de vizinhança, por perturbarem o uso tranquilo e sossegado da propriedade residencial, e obrigam o dono do animal a responder por danos morais.

Esses problemas podem desencadear fobias no animal e explicar por que cachorro tem medo de fumaça, fogos de artifício, outros cães, chuva e trovões, andar de carro e outros temores.

O apito ultrassônico para cachorro pode ser um aliado na hora de educar filhotes e tem uma função básica no adestramento de cães: criar uma associação para que o animal tenha um comportamento desejado. O apito pode funcionar bem com cachorros que latem muito ou que não obedecem algumas palavras de comando, por exemplo.

A questão do barulho que cachorro gosta está muito ligada às experiências de cada pet. Por exemplo, cães que vivem em apartamentos costumam ficar agitados com o som do elevador chegando em seu andar: é sinal de que alguém pode estar chegando em casa!

“A pessoa pode entrar com uma ação para que o vizinho seja obrigado a garantir o silêncio ou a higiene do local sob pena de multa. Se mesmo assim o inconveniente persistir, o juiz pode determinar até a remoção do animal”, finaliza o representante da OAB.

O uso indisciplinado do apito de cachorro, de acordo com especialistas em comportamento animal, é capaz de causar traumas no cão. Assim, toda vez que ele ouvir um som em alta frequência, seja ele emitido pelo apito ou não, o animal poderá se sentir ansioso e estressado.

Alguns cães podem apresentar outros sintomas de cachorro estressado, como ficar salivando, deixar o rabo entre as pernas, ter pupilas dilatadas, lamber partes do corpo, abrir a boca num bocejo forçado, ficar agressivo, achatar as orelhas contra a cabeça ou desviar o olhar.

Parece divertido mas não é...
Quando sopra para a cara do seu cachorro, três órgãos importantes podem ser afetados: o nariz, os olhos e as orelhas. Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o olfato do seu cachorro é um dos seus sentidos mais desenvolvidos, devido em grande parte ao seu nariz úmido.

Falar cachorrês: ao pegar o seu amigo no flagra fazendo algo errado, diga “não” e outras palavras curtas sempre de forma clara, objetiva e com serenidade. Ser claro e consistente: o que é permitido é permitido sempre, e o que é não é permitido não é permitido nunca.

Nada de gritar com o cachorro ou fazer punições psicológicas
Falar alto, gritar ou ameaçar o animal faz com que ele sinta medo e, isso é completamente indesejado e pode trazer muitos prejuízos psicológicos ao pet. Muitos tutores costumam ignorar o animal por algum tempo sempre que ele faz algo errado.

Segundo ela, existem diversos motivos que podem levar o cão a apresentar medo de barulhos, o mais comum é quando ocorre a exposição traumática quando o pet ainda é filhote, mas, também pode ser desencadeado na fase adulta, quando o cachorro passa por uma situação intensa ou que está sozinho.

Como acalmar o cachorro quando chega visita? Dicas eficientes.

  1. Acostume.
  2. Evite atenção.
  3. Não pular.
  4. Distração.
  5. Comunique as visitas.
  6. O espaço dele.
  7. Adestramento.

Para quem tem articulações sensíveis, a dor é sempre notada nos joelhos, ossos, costas e etc., quando ocorrem mudanças de temperatura para um ambiente mais frio. Se para uma pessoa que se agasalha e tem a proteção das roupas é assim, para um cãozinho que passa a vida com o corpo mais próximo do chão é pior.

Borrifar álcool misturado com água é uma boa opção pois vai afastar os cachorros da sua casa. Se você tem plantas, borrife um pouco de álcool fora dos vasos, nunca nelas. Para isso, veja também nosso artigo com dicas para evitar que o cachorro coma as plantas.

Há também produtos com base em citronela feitos exatamente para essas situações. Qualquer tipo de spray que você usar, nunca use spray de pimenta. É desumano e perigoso.

Descubra que departamento municipal ou que autoridade chamar para que possa fazer uma reclamação de barulho sobre seu vizinho. As autoridades conversarão com o dono do cachorro e avaliarão a situação, e depois você será informado sobre o resultado. Se nada mudar, entre novamente em contato após alguns dias.