Qual situação representa uma mistura homogênea?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. Apresentam aspecto uniforme que não nos permite a separação visual dos componentes. Exemplo: mistura de água e álcool.

O que é Homogêneo:
Homogêneo é uma palavra usada quando se faz a comparação entre duas ou mais coisas, textos ou situações. Significa que os objetos comparados possuem pontos em comum, como funções, formatos, tipos ou estruturas parecidas.

são são exemplos de misturas homogêneas todas as alternativas indicadas pela questão, exceto o granito. Vejamos a análise dessa questão que envolve o assunto de diferenciação de sistemas e/ou misturas homogêneas e heterogêneas.

Porque o chá é uma mistura composta de partículas de água e de outras substâncias presentes nos vegetais. b. O chá é uma mistura homogênea, por que apresenta aspecto uniforme, além disso o enunciado da atividade informa que é uma solução.

Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito. A princípio, em aspectos visuais, não há diferença na definição de mistura e substância.

O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.

Misturas desse tipo são chamadas de misturas heterogêneas. Falando nisso, a mistura de arroz e feijão também é uma mistura heterogênea.

Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

“Suco natural de laranja, exemplo de mistura heterogênea, na qual é possível distinguir os gomos da laranja e a parte líquida”. Nas misturas homogêneas há apenas uma fase, pois percebemos o mesmo aspecto em toda a sua extensão. A mistura homogênea também é chamada solução.

Café com leite é uma mistura homogênea, pois ao misturar o café com o leite não se consegue distinguir o que é café e o que é leite, visto que a mistura apresenta apenas uma fase.

2.1. Misturas homogêneas (soluções verdadeiras): São aquelas misturas que apresentam uma única fase, ou seja, todo o seu aspecto é uniforme. A água mineral citada anteriormente é um exemplo de mistura homogênea, em que não conseguimos ver a separação entre os componentes.

Outros exemplos de sistemas homogêneos são: soro (água com açúcar e sal dissolvidos completamente), ferro sólido, qualquer gás ou misturas de gases, entre outros. Sistemas homogêneos: água, barra de ouro, alumínio.

O contrário da homogeneidade é a heterogeneidade, que diz respeito à variedade dos elementos. O que difere uma mistura homogênea (homogénea) de uma mistura heterogênea (heterogénea) é o fato de que a homogênea é uma mistura que possui somente uma fase, por outro lado, a heterogênea possui duas ou mais fases.

Uma turma homogénea é aquela em que, seja o aproveitamento bom, fraco ou regular, há poucas variações em relação à mediania. Quase todos os alunos estão ao mesmo nível quando às aprendizagens a realizar.

Por exemplo, o sangue quando observado a olho nu parece ser homogêneo, mas trata-se de uma mistura heterogênea. As suas diferentes porções constituintes podem ser observadas ao microscópio.

O sangue é uma mistura heterogênea, uma vez que é utilizado o processo de separação de misturas chamado centrifugação para separar as células (hemácias e plaquetas...) do plasma sanguíneo, ou seja, forma-se duas fases. heterogêneo.

3. O granito é formado por quartzo, feldspato e mica, possui três fases, é, portanto, uma mistura heterogênea.