Qual sistema controla o reflexo?

Perguntado por: opimenta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Sistema nervoso central

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo.

Reflexo que também acontece em nível muscular, contudo, depende diretamente do Órgão Tendinoso de Golgi (região entre o músculo e o tendão), sendo ele bastante exigido ao tensionar um dado músculo.

O sistema simpático é o sistema de alerta e de maior gasto de energia. SNP autônomo parassimpático: normaliza o funcionamento dos órgãos internos quando cessa uma situação de perigo. Portanto, esse sistema dirige as atividades dos órgãos nas situações de rotina.

As funções do sistema nervoso parassimpático são comumente descritas como responsáveis pelos processos de "descanso ou digestão", porque esse sistema está envolvido na diminuição da frequência cardíaca, no relaxamento dos esfíncteres dos tratos gastrointestinal e urinário, e no aumento da atividade glandular e ...

O sistema nervoso periférico (SNP) capta os estímulos/informações nervosas detectados nos órgãos ou no meio externo e, então, encaminha elas ao sistema nervoso central, podendo ser a nível de medula e encéfalo. O SNP é formado pelas as estruturas localizadas fora deste esqueleto.

O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.

Mas existem muitos reflexos que são gerados na medula espinhal, independentemente do cérebro. Os reflexos espinhais são monossinápticos ou polissinápticos. Os reflexos monossinápticos atuam com apenas dois neurônios participando do arco reflexo, um sensorial e um motor.

sistema nervoso

Esse movimento forma um "arco", que é chamado de arco reflexo. A acção ou ato reflexo, portanto é "comandado" pela substância cinzenta (núcleos ou conjunto de corpos neuronais) do sistema nervoso.

A maneira como isso ocorre é que esse mesmo neurônio somatório sensorial é excitante para o neurônio motor inferior para o músculo que foi esticado também, e está enviando sinais terminais de outros neurônios, e vai excitar estes neurônios, mas esses neurônios são, na verdade, neurônios inibitórios.

Os estímulos são enviados à medula espinhal e através do nervo motor contraem os músculos para neutralizar a ação da gravidade.

Equipe Oncoguia
Parte do sistema nervoso simpático também controla as funções do corpo que raramente são conscientes, como frequência cardíaca, respiração, pressão arterial, digestão e outras funções. Essa parte do sistema nervoso é conhecida como sistema nervoso autônomo.

O sistema nervoso simpático é, basicamente, um sistema de excitação, que ajusta o organismo para suportar situações de perigo, esforço intenso, stress físico e psíquico. Ele atua ao nível dos diferentes aparelhos do organismo, desencadeando alterações diversas.

A ativação do sistema simpático resulta na dilatação da pupila, ereção dos pelos, constrição dos vasos cutâneos, sudorese, liberação de adrenalina, broncodilatação, aumento da contratilidade cardíaca e redução da digestão.

Diz-se, pois, que o sistema nervoso simpático é tóraco-lombar. No sistema nervoso parassimpático, eles se localizam no tronco encefálico (dentro do crânio, em núcleos eferentes viscerais gerais dos nervos cranianos: oculo motor, facial, glossofaríngeo e vago) e na medula sacral (S2, S3 e S4).