Qual sinal se faz primeiro?

Perguntado por: avasconcelos3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. As conjunções de ligação na sentença anterior estão bem posicionadas. "Multiplicações e divisões" e "adição e subtração" têm a mesma prioridade.

A regra de sinais é um conjunto de regras matemáticas que define como operar com números positivos e negativos em uma operação matemática. Essa regra é fundamental para a realização de operações matemáticas envolvendo números com sinais diferentes, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Em resumo:

  • Sinais iguais, soma e conserva o sinal.
  • Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
  • Sinais iguais, o resultado é positivo.
  • Sinais diferentes, o resultado é negativo.

O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições. Nesse ponto de vista, o aluno faz o jogo de sinais relativo à multiplicação para uma adição. As multiplicações sempre são indicadas de duas maneiras: um ponto entre números ou um número ao lado de parênteses.

O cálculo é feito da direita (coluna das unidades) para à esquerda e os termos da subtração ficam organizados assim: O número maior, o minuendo, fica na primeira linha. O número menor, o subtraendo, fica na segunda linha. O resto, fica abaixo do traço da conta.

Primeira Regra: Toda expressão numérica deve ser resolvida da esquerda para a direita. Segunda regra: Em uma expressão numérica, resolvemos primeiro os termos que estão entre parênteses; depois, os que estiverem entre os colchetes e, por último, o que estiver entre as chaves.

passo: resolvemos a operação dentro dos parênteses. 2º passo: resolvemos as operações dentro dos colchetes, começando pela multiplicação e, depois, a adição. 3º passo: resolvemos a multiplicação dentro das chaves. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a divisão.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação. Podemos classificar as operações aritméticas em diretas e inversas.

É obrigatório fazer primeiro as multiplicações, divisões e por último as somas e subtrações.

Regra de sinais na adição (adição de números inteiros)
Para somar números inteiros, respeitam-se algumas regras de sinais. Se as parcelas possuem mesmo sinal, deve-se somar e repetir o sinal. Se as parcelas possuem sinais diferentes, deve-se subtrair e manter o sinal do número com o maior valor absoluto.

Existem duas hipóteses para o uso da regra de sinais na multiplicação: quando os dois fatores possuem sinais iguais e quando eles possuem sinais diferentes. Caso essa expressão seja apresentada sem parênteses, deve-se entendê-la como soma, e não multiplicação.

Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração.

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. As conjunções de ligação na sentença anterior estão bem posicionadas. "Multiplicações e divisões" e "adição e subtração" têm a mesma prioridade.

O que vem primeiro a soma ou a multiplicação? O correto é fazer primeiro as multiplicações e depois as adições. Nesse ponto de vista, o aluno faz o jogo de sinais relativo à multiplicação para uma adição.

O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

Preferencialmente na ordem: Adição de frações, Subtração de frações, Multiplicação de frações e Divisão de frações. Estudar definições e propriedades. Simplificação. Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão de números decimais.

Classe das unidades: 1ª ordem até a 3ª ordem; Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª ordem; Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª ordem; Classe dos milhares: 10ª ordem até a 12ª ordem e assim por diante.