Qual significado do termo anasarca?

Perguntado por: abaptista3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

INTRODUÇÃO. A anasarca é caracterizada pelo excesso generalizado de líquido no interstício e no interior das próprias células e apresenta fisiopatologia variada conforme os mecanismos responsáveis por sua produção.

A anasarca não é uma doença, mas um sintoma que pode acontecer no curso de várias doenças, caracterizado por um inchaço distribuído por todo corpo, devido ao acúmulo de fluido no espaço extracelular e no interior das próprias células .

A anasarca torna-se clinicamente detectável quando pelo menos cinco litros em um adulto foram transferidos para o interstício. Há vários mecanismos envolvidos nessa transferência, mas a retenção de sódio e água constitui fator importante em todo quadro de anasarca.

Anasarca: edema generalizado.

Já as principais causas de edema generalizado são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão pulmonar, cirrose, doenças renais (síndrome nefrótica, síndrome nefrítica aguda, doença renal crônica), gestação (edema fisiológico e edema toxêmico), hipotireoidismo/ mixedema, desnutrição, edema iatrogênico (reposição ...

O edema pode ser definido como um aumento da quantidade de líquido intersticial e pode ocorrer em razão do uso de medicamentos e algumas doenças.

O sinal de Godet também é chamado de cacifo ou sinal de cacifo. Nada mais é do que a depressão que se forma na pele após a compressão desse local, por meio dos dedos das mãos, indicador e polegar, fazendo um movimento de pinça ou contra estrutura óssea.

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Se um volume grande de líquido se acumula, o abdômen aumenta muito de tamanho, às vezes, fazendo com que a pessoa perca o apetite e apresente falta de ar e desconforto. A análise do líquido pode ajudar a determinar a causa.

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013). O edema de membros inferiores é um sinal comum e pode ser um achado de um sério problema de saúde (GOROLL; MULLEY, 2006).

Um dos sinais típicos do edema nas pernas é o cacifo, também chamado de sinal de Godet, que é a presença de um pequeno afundamento na pele quando a pressionamos com o dedo. Este é um sinal de excesso de líquido no tecido subcutâneo.

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

O edema venoso é um aumento do volume/inchaço das pernas que não melhora após o repouso. A terapia de compressão ajuda. Suas pernas estão inchadas, especialmente à noite e no verão, e esses inchaços desaparecem quando você levanta as pernas? Estes podem ser os primeiros sinais de doença venosa.

Tipos de Edema Generalizados
Predomínio de MMII, sendo ascendente (começa nas extremidades); vespertino, com intensidade variável com o grau da insuficiência; edema mole, inelástico e indolor; temperatura normal, pele lisa e brilhante. Devido à retenção sódica que leva a um aumento da pressão venosa.

Também conhecida como hipoxemia, é caracterizada por uma saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente, considerando uma amostra de sangue de indivíduo saudável. O quadro é considerado crítico quando o nível de saturação fica abaixo de 85%. Lembrando que o ideal é que a saturação de oxigênio fique próxima a 100%.

Informações ao Paciente – Oximetria de pulso
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2).

A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.