Qual significado do Salmo 133?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O salmo 133, então, convida-nos a olhar para o óleo perfumado e para o orvalho da manhã e entender que a vida só tem sentido se partilhada entre irmãos. Mesmo que houver dor e sofrimento, a solidariedade e a mão estendida dos irmãos tornam a vida bela e harmoniosa.

O terceiro versículo do Salmo 133 diz que a união é tão boa e suave como o orvalho de Hermon que desce sobre os montes de Sião. Geograficamente, o monte Hermon e os montes de Sião estão distantes, mas um gera umidade e orvalho para outro mesmo à distância, um é precioso para o outro, é essencial e gera vida!

Davi diz: Quão agradável é que os irmãos habitem em união! Cântico das subidas, de Davi. 1 Oh, quão bom e quão agradável é que os airmãos habitem em bunião!

Salmos 133 Ouvir
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social. Também em determinadas épocas e culturas se atribuiu a ela falta de higiene, refinamento e digna de excêntricos.

É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. Quer Ser Meu Vizinho?

Um dos principais motivadores para uma caminhada cristã autêntica é a comunhão com aqueles que professam a mesma fé. Quando nos aproximamos de pessoas em realidades parecidas com a nossa, sentimos confiança em permanecer no caminho. Esse sentimento vai além de simples empatia, é o proposito de Deus se cumprindo em nós.

Importância do orvalho
Nas regiões onde chuvas são escassas, o orvalho exerce importante papel de umidificação dos terrenos. Assim, ele é fundamental para manter o solo fértil.

O orvalho é o resultado da condensação de vapores d'água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixa.

Foi no alto da montanha que ele recebeu a revelação de Deus, que depois transmitiu ao povo. Há mais, se lermos Ex 24, veremos que também dele se diz que subiu "após seis dias" que não foi sozinho, mas que tomou consigo dois discípulos e que foi envolvido por uma nuvem.

DAVI: Tem-se o Rei Davi como autor do Salmo 133. O Rei Davi era tido como o grande cantor dos cânticos de Israel e autor de vários Salmos. ÓLEO: o óleo era utilizado na cerimônia de unção dos Reis e Sumos Sacerdotes.

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.

Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Ser uma benção implica em olhar para os outros não só para si mesmo (Provérbios 22:9). Porém, se desejamos apenas ser abençoados e ter bençãos em benefício próprio, isso revela o egoísmo do nosso coração nos esquecendo do próximo.

Desejar e pedir “Deus te abençoe” é desejar o que há de melhor na vida de alguém. A bênção nos abre e nos prepara para as maravilhas dos planos de Deus, como nos relata São Paulo: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo” (Ef 1,3-4).

O nome Orvalho vem do cântico profético de Moisés em Deuteronômio 32.2: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva”. A premissa de destilar é deixar cair gota a gota; gotejar.

O “Monte Sinai” ou “Horebe”, o “monte de Deus”, é, de fato, um lugar especial no contexto bíblico; um lugar de encontro entre o humano e o divino.

Era o monte Hermom a grande baliza dos israelitas: constantemente se fala dele como sendo o seu limite setentrional. os hebreus conquistaram toda a terra, desde o rio Arnom até ao monte Siom 'que é Hermon' (Dt 4.48).