Qual significado do jaleco preto?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

Como já mencionado no primeiro parágrafo desse artigo, o jaleco é usado como forma de proteção para os profissionais de saúde, e indiretamente, para seus os pacientes, sendo uma maneira de mostrar o cuidado, a limpeza e a preocupação com a saúde no ambiente de trabalho.

branco

Atualmente o tradicional branco é exigido para a enfermagem na maioria dos hospitais e clínicas em diversos postos de trabalho, com exceção de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC) e isso tem uma explicação fundamentada na Paleta de Cores.

Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.

Certamente o Jaleco Lord Azul Marinho é uma ótima opção para biomédicos, médicos, veterinários, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Contudo, você pode usá-lo em qualquer situação: ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios, estágios.

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

Também transmite sabedoria, conservadorismo e profissionalismo.

Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.

O jaleco é uma vestimenta típica dos profissionais da saúde.
Ele é, a princípio, apenas um Equipamento de Proteção Individual (EPI), que visa proteger tanto quem o utiliza quanto os demais ao seu redor. Em sua grande maioria, os jalecos seguem a padronagem da cor branca, que representa limpeza, cuidado e tranquilidade.

- Preto: transmite elegância. Indicado para dermatologistas e odontologistas; - Azul: transmite serenidade e confiança.

O brasão pode ser utilizado em jalecos e camisas. O nome do profissional e sua profissão (Terapeuta Ocupacional) estarão sempre na altura do peito no lado direito e na frente. O nome do profissional estará em negrito e verde e a profissão, somente em verde.

Verde. O verde é uma cor que remete à natureza, portanto, é uma cor muito usada por cursos da área da saúde em geral, como Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária.

O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).

Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.

Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

O bordado do nome e sobrenome no peito do jaleco é uma prática comum em diversos campos profissionais, como medicina, odontologia, enfermagem e outras áreas onde o uso do jaleco é necessário.

O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.

Este tipo de reação que algumas pessoas têm frente a médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde tem nome: latrofobia ou iatrofobia - do grego "iatrós", que significa médico. Medo de médico, portanto. Ou, como é mais conhecida, a "síndrome do jaleco branco".

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.