Qual significado do CID Joo?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

CID J00 – Nasofaringite aguda (resfriado comum) é uma infecção viral aguda. Causa sintomas como elevação da temperatura corporal (sem necessariamente configurar febre), dor de garganta, rinorreia e tosse. Segundo o DATASUS, o código J00 engloba: Catarro nasal agudo.

CID significa classificação internacional de doenças. É um sistema de códigos, criado pela OMS, utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

Os sintomas podem surgir repentinamente e durar até 10 dias. Os sinais de infecção gripal são: congestão nasal, coriza, espirro, tosse seca, dor de garganta, lacrimejamento ocular, dor de cabeça, dor no corpo ou nos músculos, cansaço, febre e calafrios.

Transmissão: através de gotículas produzidas pela tosse e espirros (como um aerossol), ou pelo contato de mãos contaminadas com a via aérea de indivíduos sadios.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

CID J11 é o código para Influenza (gripe) devida a vírus não identificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Entenda as leis e aplicações da CID em atestado médico
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos.

CID Z76.5

No entanto, pode acontecer de o paciente estar fingindo doença apenas para conseguir um atestado, e o Médico coloca o “CID Z76. 5”, que significa “Pessoa fingindo ser doente [simulação consciente]”.

Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta. Como já comentado, a inflamação de garganta é causada, principalmente, por quadros como amigdalites e faringites de origem viral, muito associadas aos resfriados e às viroses.

Dentre os vírus que mais estão associados à faringite pode-se citar o adenovírus, o rinovírus, o vírus da parainfluenza, o Herpes simplex, o Epstein-Barr e o citomegalovírus. Com relação às bactérias, o principal agente é o estreptococo do grupo A, que pode causar sequelas pós infecciosas, como a febre reumática.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

O tratamento de faringite crônica não relacionada com agentes infecciosos inclui hidratação, gargarejo com solução salina e inalação com vapor d'água. A presença de agentes infecciosos na faringe pode exigir uso de antibióticos ou antivirais.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.