Qual significado de Xabcde?

Perguntado por: ialves5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado. Ele define, portanto, as prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.

O ABCDE

  1. A (airway) Via aérea e coluna cervical. Nesta etapa o médico deverá checar se a vítima está com as vias aéreas desobstruídas. ...
  2. B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  3. C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  4. D (disability) Exame neurológico. ...
  5. E (explosure) Exposição e controle térmico.

A sigla ABC é na verdade um acrônimo de três termos em inglês: via aérea: via aérea; respiração: respiração; circulação: circulação.

Existem diversos processos para efetuar essa avaliação, um deles é o AVDI, que significa alerta, voz, dor e inconsciência. O AVDI corresponde a uma sequência de estímulos para saber qual o estado real da vítima.

C | ABCDE do trauma: como avaliar o estado circulatório do paciente. Nessa etapa devemos identificar choque e manter a circulação avaliando 4 parâmetros: pele, pulso, perfusão e hemorragias (sangramentos externos). Ainda, deve-se identificar principais locais de sangramento: tórax, pelve, abdome e ossos longos.

A avaliação da via aérea, respiração, circulação, disfunção neurológica e exposição (ABCDE) é a principal abordagem terapêutica utilizada no tratamento de pacientes críticos.

Caso haja algum perigo, controle-o, antes de prosseguir. Tendo se aproximado da vítima, comece o exame primário, atentando-se primeiramente aos sinais vitais – respiração e circulação. Para isso, use o ABC da Vida.

A avaliação inicial consiste na avaliação da consciência da vítima, em sua responsividade, na avaliação de possíveis danos na coluna vertebral, na avaliação das vias aéreas (A), respiração (B), circulação (C) e hemorragias graves.

Adrenalina, agilidade e pronto-atendimento. Esses são alguns dos princípios básicos para um profissional de enfermagem que escolher seguir carreira como socorrista.

A: Airway – Vias aéreas e restrição da coluna cervical
Na avaliação inicial de um paciente traumatizado, primeiro inspecione as vias aéreas para verificar permeabilidade.

Já as siglas BEG, LOTE, PA são abreviações de termos médicos muito utilizados no dia a dia, eles significam: BEG: bom estado geral, LOTE: lúcido, orientado no tempo e no espaço e PA: pressão arterial.

ABCDE do trauma: como otimizar seu atendimento ao paciente
B – Breathing; C – Circulation; D – Disability; E – Exposure.

X (exsanguinação) – é avaliado se há uma hemorragia externa grave.

A abordagem primária do paciente traumatizado é avaliar lesões que oferecem um risco iminente à sua vida. Com isso três pilares devem orientar a sua condução nesse momento: clareza, organização e agilidade. Esses três pontos orientam a avaliação dos dados vitais do seu paciente, da sua gravidade e a sua reanimação.

SBV — diz respeito a manobras não invasivas para a manutenção da vida e prevenção de lesões irreparáveis; SAV — manobras invasivas específicas e mais complexas para o tratamento de agravos à saúde.

A ideia surgiu após um acidente que ele sofreu, em 1976. Styner percebeu que os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de traumas não eram adequados. Então, ele criou o protocolo ABCDE do trauma, que foi adotado, a partir de 1978, por serviços médicos de urgência e emergência em vários países.

A PCR, ou parada cardiorrespiratória, é a interrupção da circulação e dos movimentos respiratórios. A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) consiste no procedimento que visa tentar reverter a PCR.

Abordagem Primária Rápida
É a avaliação sucinta da consciência, respiração e circulação. Deve ser finalizada em no máximo 30 segundos.

Já o “C” refere-se a hemorragias internas, onde deve- se investigar perdas de volume sanguíneo não visível, analisando os principais pontos de hemorragia interna no trauma (pelve, abdomem e membros inferiores), avaliando sinais clínicos de hemorragia como tempo de enchimento capilar lentificado, pele fria e pegajosa e ...