Qual significado de tricot?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Tecido de malhas entrelaçadas, especialmente o que é feito à mão. Origem etimológica:francês tricot.

Tricô é o aportuguesamento da palavra francesa tricot. Tricotar, por sua vez, vem directamente do «fr[ancês] tricoter», ou seja, tricotar é anterior a tricô e tornou-se forma usual na língua portuguesa.

Estilo inglês X estilo continental. Os dois estilos de tricô mais comuns são o inglês e o continental. No estilo inglês, a lã é segurada na mão direita, juntamente com a agulha vazia. Já no estilo continental, a lã é tensionada na mão esquerda, que segura a agulha com os pontos da carreira anterior.

O tricot é uma técnica que faz parte do nosso DNA e essa arte de entrelaçar fios e inspiração resulta em peças com toque suave e elaborado. Tramas especiais são tecidas a cada temporada.

As peças de tricô se assemelham às peças de malha, super elásticas e com menos estrutura, enquanto o crochê se assemelha aos tecidos planos, com menos elasticidade e mais definição.

Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido no Oriente Médio e, depois, viajado por rotas comerciais para outras regiões. Um par de meias egípcias feitas de fibra de algodão, datado entre os séculos 11 e 14, é o item mais antigo de tricô já encontrado.

Saiba mais sobre as ações que iremos apoiar para celebrar o Dia Mundial de Tricotar em Público, comemorado anualmente no segundo sábado de junho!

Lãs e Fios de Tricô

Contudo, foi na Europa que ele se popularizou. O tricot começou a ser desenvolvido em meados do século XIV, especialmente na Espanha e Itália, mas ganhou força na Inglaterra partir do século XIV, quando foi inventada a primeira máquina de tear manual pelo inglês William Lee.

No trabalho, vale apostar em uma camisa social e um belo tricô com tramas bem abertas. Complete com uma calça de alfaiataria e arrase. As tramas fechadas podem ser usadas sozinhas, depende do clima. Para não criar mais volume, tenha sempre uma camiseta segunda pele e garanta a elegância.

Uma proposta tradicional é o tricot com calça jeans reta, mas você pode repaginar totalmente esse look, usando o blusão com mangas mais amplas e calça wide leg, com legging ou até mesmo com uma calça estampada/colorida, que é tendência novamente na temporada.

Também é importante se atentar ao tipo de ponto e a espessura do tricot, quanto mais fechadinho o ponto e mais grossa a trama, mais chances de manter a temperatura corporal. Um bom tricot é aquele que vai durar no seu guarda-roupa e fazer bem o seu papel conforme o objetivo que você definiu.

Cashmere

A Cashmere (ou Caxemira) é um tipo de fibra de lã mais elaborada, ou seja, sinônimo de qualidade, maciez, elegância e looks quentinhos. O material é muito utilizado em peças de tricô, especialmente em suéteres, cardigans, cachecóis e mantas, mas pode ser utilizado em outras peças de roupas e acessórios.

No ponto tricô, o fio de trabalho fica à frente do trabalho. Quando inserimos a agulha direita nos pontos da agulha esquerda para fazer o ponto tricô, ela deve ser inserida da direita para esquerda mais em direção à frente do trabalho.

É confortável!
Tem algo mais gostoso que um tricot pra chamar de seu? Ele deixa você quentinha e muito confortável! É aquela sensação de um abraço gostoso. O tecido é mais macio, os cortes geralmente também encaixam melhor no corpo e sempre são peças que te dão muito movimento.

Se você colocá-los em uma lupa, vai ver que parecem uma cestinha. Já as malhas são naturalmente elásticas, porque são construídas da mesma forma que um tricô – o que permite que o tecido se estique mesmo quando não tem elastano.

O crochê produz um traçado semelhante ao de malha ou renda e pode ser usado uma variedade maior de fios, permitindo uma produção mais versátil de roupas, amigurumis, cestos etc. No tricô são utilizadas duas agulhas, mas sem aquele gancho hein! Ele é mais usado para peças de lã e costuma ser mais elástico.

Monte Sião

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3229/15, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que confere ao município de Monte Sião (MG) o título de Capital Nacional da Moda Tricô.

Monte Sião

Monte Sião é uma cidadezinha na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ao lado de Socorro, muito conhecida por ser uma cidade para aventureiros, Monte Sião, é reconhecida no país todo como a Capital Nacional do Tricô, e para quem deseja comprar, vale muito a pena ir até lá.

Parecem com agulhas de costura, porém gigantes, e podem ser encontradas em dois tipos de materiais: metal ou plástico.