Qual significado de sujeição na Bíblia?

Perguntado por: areal8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Dependência; submissão, obediência.

O que é Submissão:
Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita.

1 Levar (alguém ou algo) à sujeição; tornar sujeito (o que era livre e independente; dominar, subjugar. 2 Tornar alguém obediente ou dependente; submeter alguém a. 3 Aceitar o domínio de outrem; entregar-se aos vencedores; render-se.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

1 acorrentar, ocupar, dominar, subjugar, reduzir, adstringir, algemar, apremar, atrelar, avassalar, cercear, coagir, coibir, compelir, condenar, condicionar, constranger, conter, disciplinar, encabrestar, escravizar, forçar, humilhar, impelir, imperar, infligir, intimidar, jugular, jungir, limitar, obrigar, oprimir, ...

Ela deriva do Latim SUBJECTUS, particípio passado de SUBICERE, “colocar sob, abaixo de”, formado por SUB-, “sob”, mais a forma combinante de JACERE, “lançar, atirar”. Naturalmente, “sujeitar” tem a mesma origtem. Com o significado de “pessoa ou assunto sobre a qual se atua” é do século XVI.

A submissão é baseada na condição de obedecer ordens de um superior, sem o direito de tomar decisões livres ou de se expressar da forma que bem entender. Um indivíduo que vive em estado de submissão é chamado de submisso e é caracterizado pelo excesso de humildade e servilismo.

Segundo ele, em escritos antigos [como a Bíblia, por exemplo] ser submisso tem o significado de estar debaixo da missão, que era como ele esclarece, o sentido da palavra submissão na época em que os relatos bíblicos foram escritos.

1 subjugação, dominação, conformidade, dependência, jugo, resignação, servidão, subordinação, sujeição, vassalagem.

1 insubmisso, insubordinado, emancipado, independente, autônomo, soberano, livre. Contrário de obediente: 2 desobediente, desrespeitoso, indócil, indomável, indomado, incontrolável, incorrigível, indômito, inobediente, indisciplinado, malmandado, levantadiço.

Obediência tem a ver com as nossas ações com relação à autoridade. Submissão tem a ver com nossa atitude para com estas autoridades. É aí que muitos se perdem.

Sujeitar inclui adquirir domínio sobre nosso próprio corpo.

Mas aqui em Tiago 4:7, significa obediência voluntária. Não é a ideia de ser forçado a fazer algo por um capataz ou policial, mas a ideia de cumprir voluntariamente os comandos dados a você. Esta palavra é usada em toda a Bíblia, principalmente em Tiago 4: 7, onde diz claramente: “sujeitai-vos a Deus”.

A forma [sujeitai-vos]é [segunda pessoa plural do imperativo de sujeitar] .

Isso significa que se temos algum valor, isto está diretamente relacionado ao que estamos armazenando, ou seja, não somos preciosos por causa das nossas capacidades e qualidades, mas exclusivamente pelos méritos de Cristo. Sem a reconciliação provida na cruz, somos apenas mais um pecador que merece o inferno.

Jesus deu o exemplo supremo de prontidão em fazer o certo e de submissão voluntária quando sofreu intensa agonia no Getsêmani.

A submissão bíblica seria um sinal de igualdade baseado no amor. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Neste contexto interpretativo supracitado, o marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar, o cabeça.