Qual significado de socioemocional?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

As competências socioemocionais pertencem a um conjunto de habilidades usadas para lidar com as próprias emoções. São usadas em todas as fases da vida, todos os dias, em todas as situações – conhecer, conviver, trabalhar e ser. Algumas linhas de estudos as dividem em domínios: Relacionamento com os outros.

Poderíamos resumir o objetivo da educacional socioemocional da seguinte forma: Oferecer condições para que crianças e adolescentes tenham uma relação mais saudável e equilibrada com seu círculo social, e com capacidade de transformação de seus ambientes de convivência.

As competências socioemocionais são a capacidade do indivíduo de se relacionar consigo mesmo e com outras pessoas, além de estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas1. Elas se manifestam nos modos de pensar, de sentir e de reagir a estímulos de ordem pessoal e social.

O termo socioemocional descreve melhor a área do que o termo "habilidades emocionais", pois essas habilidades sempre têm um componente social, seja na produção, percepção e nomeação das emoções, ou seja na resolução de problemas, respeito e compromisso com a comunidade da qual o indivíduo faz parte.

5 dicas para desenvolver a educação socioemocional em casa

  1. Incentive a criança a falar sobre seus sentimentos e a refletir sobre suas emoções. ...
  2. Não responda com raiva, críticas ou ameaças. ...
  3. Dê o exemplo. ...
  4. Ensine o autogerenciamento. ...
  5. Incentive as tomadas de decisões.

pensamento crítico — capacidade de analisar fatos para formar opinião; colaboração — capacidade de cooperar com o outro; inteligência emocional — equilíbrio e ponderação para solucionar conflitos.

Introdução. Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional.

autoconfiança; reconhecimento dos pontos fortes; identificação de emoções; autopercepção.

O que é, afinal, a educação socioemocional? O nome é autoexplicativo: a educação socioemocional é um processo educativo que visa formar crianças e jovens considerando o desenvolvimento dos seus aspectos sociais e emocionais.

Atividade socioemocional: 6 melhores para trabalhar com os filhos | Escola da Inteligência

  1. Álbum de sentimentos. ...
  2. Jogos educativos. ...
  3. Mímica com emoção. ...
  4. Bonecos que expressam os sentimentos. ...
  5. Contação de histórias. ...
  6. Bingo das emoções.

5 habilidades socioemocionais que os profissionais deveriam...

  • Empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. ...
  • Criatividade. A criatividade, por sua vez, é a habilidade de gerar algo novo. ...
  • Comunicação. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Liderança.

Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.

Elas ajudam a evitar a insegurança emocional e aumentar a inteligência diante de situações inesperadas e estressantes. Ao mesmo tempo, permitem que você se prepare para enfrentar diferentes problemas. Assim, torna-se capaz de ultrapassar os desafios e ter uma experiência de aprendizagem ainda mais enriquecedora.

O educador socioemocional é aquele que aprende a reconhecer e a gerir seus próprios sentimentos, atitudes e emoções para, assim, ser capaz de executar sua principal função: auxiliar seus alunos a enxergar o quanto os casos de suas vidas podem ser vistos como oportunidades de aprendizagem e crescimento.