Qual significado de Siquém?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Siquém é o nome de uma cidade bíblica do Antigo Testamento. Foi em Siquém onde o patriarca Abraão ergueu o primeiro altar quando chegou na Terra Prometida de Canaã, junto ao carvalho de Moré.

A proposta dos siquemitas (Gênesis 34:8-12)
Então ele propôs que a família de Jacó se juntasse à família dele, aparentando-se através de casamentos mistos. Isso faria com que a família de Jacó pudesse se estabelecer como residente permanente naquela terra, podendo se envolver em negócios e obter possessões.

Siquém foi a primeira capital do Reino de Israel e onde Abimeleque foi coroado rei. A antiga cidade foi destruída pelos assírios no século VIII a.C. e foi dominada por vários povos antes de se tornar o que vemos hoje: o maior centro comercial, industrial e agrícola da região norte da Palestina.

Depois de estarem separados por 20 anos, Jacó e Esaú se encontraram e se reconciliaram. Depois de se encontrarem, Jacó continuou viajando para a terra de Canaã e armou sua tenda perto da cidade de Salém.

É na região de Siquém que a comunidade Joanina narra uma das mais belas passagens da vida de Jesus: um encontro entre dois povos ali representados: Samaritanos e Judeus.

859 km

Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos. Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali. Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam.

Os filhos de Jacó desejaram vingar o que foi feito com sua irmã, Diná. Com sede de sangue, os rapazes invadiram e incendiaram a cidade de Siquém.

A última parte de Gênesis 33 conta que Jacó se estabeleceu por um tempo numa região chamada Siquém. Gênesis 34 conta a história de como um homem chamado Siquém forçou Diná, filha de Jacó, a ter relações sexuais com ele.

Em Gênesis 34:1-4, vemos o triste relato de abuso de Siquém a Diná, filha de Jacó e Lia. Após o fato, a Bíblia diz que ele se apaixonou e desejou casar com ela. Para isso, ele foi até o seu pai, contou o caso e pediu-lhe que conversasse com Jacó sobre o ocorrido.

Diná (Giovanna Coimbra) sofrerá nos braços de Namael (Vitor Sparapane) em Gênesis. Diná (Giovanna Coimbra) se lamentará por mais uma tragédia em Gênesis. Depois de ver Siquém (Marcelo Filho) morrer nas mãos de Simeão (Igor Cotrim), a garota ficará transtornada com a suposta morte de José (Juliano Laham).

Segundo a tradição judaica, neste túmulo estariam enterrados Abraão – considerado antecessor comum das principais religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo – ao lado de sua esposa Sara. Além disso, também estariam enterrados outros casais bíblicos importantes: Adão e Eva, Isaac e Rebeca e Jacó e Lea.

Significado religioso
Os estudiosos da Bíblia afirmam que o lote de terra é o mesmo sobre o qual o poço de Jacó foi construído. Poço de Jacó é mencionado pelo nome no Novo Testamento (João 4:5-6), que diz que Jesus Cristo "veio a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do campo que Jacó dera a seu filho José.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Simeão mata Siquém na frente de Diná - Gênesis.

Hamor e o seu filho Siquém concordaram com a condição. Sem perda de tempo, o moço foi circuncidado, pois estava apaixonado pela filha de Jacó. E Siquém era a pessoa mais respeitada na família do seu pai.

Na terra de Canaã, Abraão ofereceu sacrifícios, e o Senhor declarou que essa terra deveria ser a terra prometida no convênio abraâmico. Por causa da fome na terra, Abraão decidiu viajar para o Egito.

Josimar Henrique foi fundador e presidente do Conselho de Administração do Laboratório Hebron Farmacêutica Indústria de Medicamentos. A Hebron é reconhecida por atuar junto aos pesquisadores do Brasil e no mundo e por seu protagonismo no setor de medicamentos fitoterápicos.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Já se sabia que, há milhares de anos, os cananeus viveram em uma parte do mundo que, hoje, corresponde a Israel, Palestina, Líbano, Síria e Jordânia. Lá, estabeleceram uma cultura influente no Oriente Médio e arredores.