Qual significado de Moabe na Bíblia?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. Ele era o ancestral dos moabitas, um povo que vivia na região chamada Moabe, a leste de Israel.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Os seguintes nomes são mencionados no Antigo Testamento: Milcom. Moloc. Cámos.

De acordo com o relato bíblico, Gênesis 19:37-38, tanto Ben-Ami (Amom) quanto Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de Sodoma e Gomorra e a Bíblia refere-se aos amonitas e aos moabitas como os “filhos de Ló”.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Contudo, por seu forte caráter, Rute não abandonou a sogra, nem se rebelou ao Senhor. Juntas uma fortaleceu a outra e deram início a um novo capítulo em suas vidas. A história de Rute mostra que ainda que tudo vá mal, não devemos perder a esperança, pois Deus pode mudar completamente a nossa história.

Significado de Moabita
substantivo masculino e feminino Natural ou habitante da terra de Moab do séc. XIII ao séc. VI a.C.A região de Moab ficava ao leste do baixo rio Jordão e do mar Morto. Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de Ló. Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Os moabitas, juntos dos amonitas, eram povos vizinhos, aparentados e ocasionais inimigos dos antigos israelitas. Viviam na região onde hoje é a Jordânia.

Não satisfeito, juntou consigo Mesa ainda 700 homens para irem contra Edom, mas não prevaleceram o que obrigou Mesa a fazer algo terrível que acabou pondo fim aquele conflito: ele sacrificou seu filho primogênito para induzir o deus Quemos a livrar os moabitas da derrota certa.

Um dos episódios mais notórios envolvendo Moabe e Israel ocorreu durante a peregrinação dos israelitas pelo deserto, em um evento conhecido como o incidente de Baal-Peor. Neste contexto, Moabe seduziu Israel através da adoração ao deus pagão Baal-Peor (Números 25:1-3).

“Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.

Rute: Significa “amiga”, “companheira”. Curto e delicado, o nome feminino Rute surge como uma variação do hebraico Ruth, que surgiu a partir da palavra Re'ut. Este nome apresenta o bonito significado de “amiga”.

No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.

Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Há muitas lições que podemos aprender com a história de Rute na Bíblia, mas talvez a principal seja: Deus não abandonou o seu povo. Apesar das aflições, Ele continua no controle. Rute demonstra que Deus é soberano nas coisas rotineiras da vida de mulheres e homens simples que confiam Nele.

Os Moabitas foram um antigo povo mencionado na Bíblia, cuja origem veio de Moabe, filho de Ló e sua filha mais velha (Gênesis 19:37). A nação Moabita se desenvolveu a partir dessa descendência e ocupava uma área geográfica a leste do Mar Morto, fazendo fronteira com os territórios de Amom, Edom e Israel.