Qual significado da tatuagem da Estrela de Davi?

Perguntado por: ldrumond4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Conhecida como “escudo de Davi”, a estrela de seis pontas ou simplesmente “estrela de Davi” é considerada por muitos povos como um simbolo de proteção. Muito usada pelos seguidores do judaísmo, essa figura remete a Santíssima Trindade, representada por Deus, Filho e Espírito Santo.

O Significado da Estrela de Davi
Há referências que dizem que ela já aparecia na Índia 4.000 anos a.c. Porém, a teoria mais famosa, é que ela deriva do hebraico Magen Davi que significa “escudo de Davi”, por ter sido utilizada como símbolo nos escudos dos guerreiros do exército de Davi, para atrair a proteção divina.

Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc). Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos.

A tatuagem estrela de Davi carrega grande significado e encanta homens e mulheres de todos os estilos. Além disso, é bastante versátil e pode ser marcada na pele de diversas formas, seguindo muitas referências, com vários efeitos e técnicas. Você pode destacá-la em qualquer local do corpo, do braço às costas.

Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. Outra interpretação é que um dos triângulos representa o homem e suas três vertentes (corpo, alma e espírito), e o outro remete a Deus e à Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo).

Enquanto na “Estrela de Davi” os triângulos são sobrepostos, no “Selo de Salomão” os triângulos são entrelaçados. A “Estrela de Davi”, por sua vez, simboliza a Proteção, a União do feminino e do masculino, a União dos opostos, bem como a Ligação entre o Céu e a Terra.

O nome Estrela de Davi vem do hebraico Magen Davi, literalmente “Escudo de Davi”. Segundo a tradição judaica, os soldados do rei Davi – um dos principais personagens do Antigo Testamento – traziam no escudo o hexagrama para atrair a proteção divina.

Estrela de seis pontas formada por dois triângulos equiláteros, dos quais um está com a ponta para cima e o outro invertido, o hexagrama constitui um dos símbolos mais universais em todo o Mundo, tendo pertencido às tradições centro-americanas, hindus e à simbologia hebraica, cristã e muçulmana.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.

Uma estrela de oito pontas (octograma) é encontrada em muitas religiões e movimentos esotéricos. Este símbolo está associado ao equilíbrio cósmico, criação e eternidade, harmonia entre espírito e matéria.

Qual o significado da Estrela de Davi
O hexagrama sempre foi símbolo de proteção para vários povos. Também conhecida como “Escudo de Davi”, a estrela era utilizada pelos soldados do Rei Davi, cravada em seus escudos para atrair proteção divina.

Os primeiros cristãos tinham o pentagrama como o símbolo das cinco chagas de Cristo. Para os esotéricos e pagãos, o pentagrama representa os cinco elementos: a terra, o ar, a água, o fogo e o espírito.

Embora esféricas, as estrelas são representadas, geralmente, com pontas ou com um feixe de raios. O pentagrama comporta cinco pontas que, ligadas entre si, formam um pentágono, ao passo que, quando ligadas de duas em duas, representam uma estrela de cinco pontas, ou um pentáculo.

O pentagrama, também conhecido como estrela de cinco pontas, está estreitamente relacionado com o pentágono regular – basta unir os vértices do pentágono por diagonais. No misticismo, o pentagrama era utilizado como um amuleto de proteção pessoal.

Davi tem origem no hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". A Bíblia descreve Davi como “um homem segundo o coração de Deus”.