Qual significado da sigla AVDI?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O mnemônico AVDI é utilizado para descrever o nível de consciência do paciente e estabelecer o seu grau de responsividade, sendo A (alerta), V (responde a estímulos verbais), D (responde a estímulos físicos) e I (irresponsivo).

ABCDE do trauma: como otimizar seu atendimento ao paciente

  • A – Airway;
  • B – Breathing;
  • C – Circulation;
  • D – Disability;
  • E – Exposure.

Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

Usa-se então, tanto pelo socorrista leigo, quanto pelo profissional um parâmetro para se medir e avaliar o nível de consciência da vítima chamado A.V.D.I ( Alerta, Voz, Dor e Inconsciência).

Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.

Caso o paciente traumatizado precise de reanimação, o método recomendado pela ATLS é o ABCDE do trauma (Airway [Via aérea], Breathing [Respiração], Circulation [Circulação], Disability [Incapacidade] e Exposure [Exposição]).

O ABC da Vida consiste em Vias Aéreas (do Inglês, Airway), Respiração (Breathing) e Circulação (Circulation). Checados nesta ordem, você pode assumir que a vítima não apresenta uma situação imediata de ameaça à vida por comprometimento dos ABC`s. Restabeleça as Vias Aéreas para permitir a respiração.

Apesar disso, existem algumas situações clínicas que classificam o paciente imediatamente como grave: a alteração aguda do sensório, a insuficiência respiratória aguda e o choque. Cada uma dessas é uma afecção de um dos grandes sistemas responsáveis pela manutenção da vida: nervoso central, respiratório e circulatório.

circulação, incapacidade. e exposição/controle do ambiente.

Com as novas diretrizes de 2010, a recomendação agora é de se pensar na sigla CAB, onde C = compressões torácicas; A = abertura das vias aéreas e B = ventilar, ou seja, a RCP deve ter início pelas compressões torácicas, seguidas da liberação das vias aéreas e ventilações de resgate.

Deve-se prevenir, afastando todas as condições de risco e assim evitar que acidentes aconteçam. NO ATENDIMENTO AS EMERGÊNCIAS CONTAMOS COM: 1 - INTERVENÇÃO DE LEIGOS 2 - RECONHECIMENTO DE UMA EMERGÊNCIA; 3 - COMO DECIDIR AJUDAR 4 - A SINALIZAÇÃO DO LOCAL 5 - CHAMAR O RESGATE 6 - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA (quem deve avaliar?)

Abordagem Primária Rápida
É a avaliação sucinta da consciência, respiração e circulação. Deve ser finalizada em no máximo 30 segundos.

Como começar a conduzir o caso?

  1. A: Via aérea com proteção da coluna cervical.
  2. B: Ventilação e respiração.
  3. C: Circulação com controle da hemorragia.
  4. D: Disfunção, avaliação do estado neurológico.
  5. E: Exposição/controle do ambiente: despir completamente o doente, mas prevenindo a hipotermia.

A ideia surgiu após um acidente que ele sofreu, em 1976. Styner percebeu que os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de traumas não eram adequados. Então, ele criou o protocolo ABCDE do trauma, que foi adotado, a partir de 1978, por serviços médicos de urgência e emergência em vários países.