Qual significado da quartinha com água?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 12 de maio de 2024
4.6 / 5 20 votos

A quartinha representa a respiração da divindade, então quando a divindade necessita dessa respiração, há o ciclo de evaporação da água através dos poros do barro.

Sempre no encerramento do ano, o Ilê Orixá substitui a água de todas as quartinhas, como forma de renovar a energia desgastada durante o ano. Despacha-se a água que possuem e coloca-se uma água nova, para renovar, para iniciar o ano novo com uma nova energia, uma nova água.

Obi é um fruto indispensável em rituais do Candomblé e Umbanda. Usado principalmente em ritual de Ori, Ebori, feitura de santo e outros.

De forma alguma devemos pedir a saída de um templo por mensagens ou por e-mail, ou mesmo por ligação telefônica. É claro que em situações de grandes distâncias ou mesmo no desencontro de horários, a única forma restante seja a impessoal, mas que fique claro ao amigo(a) leitor(a) que devemos evitar ao máximo.

Quartinha é uma espécie de jarro com tampa, feito em barro ou porcelana. Pode ser feita de barro, em sua cor natural, ou; pintada nas cores consagradas a entidade ou orixá a qual será destinada.

Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.

A quartinha é um pequeno pote, que pode ser de barro ou louça, no qual de deposita água purificada ao Orixá e está presente nos assentamentos de todos os Orixás. Não existem opiniões para este produto.

É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.

Existem outras formas de trabalhar com a quartinha que são diferentes, dentre elas existe as quartinhas de proteção, as quartinhas para Orixás e também a quartinha com uso de mais elementos, como é o caso do Obi e Orobo.

Neste livro você encontrará tudo sobre as sete linhas: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Águas, Yori e Yorimá, Oriente. Também terá uma explicação sobre como funciona a Umbanda Tradicional já que, ao falar das Sete Linhas, é nessa variedade que encontramos sua gênese.