Qual significado da árvore flamboyant?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O Flamboyant é uma das mais conhecidas árvores de sombra do mundo e uma das mais belas dado o colorido intenso de suas flores. As primeiras mudas da árvore foram trazidas ao Brasil no início do século XIX. Seu nome tem origem no francês e significa “flamejante” devido à viva coloração vermelha de suas flores.

Segundo Carmen, um flamboyant pode chegar a 70 anos em mata nativa. “No ambiente urbano, devido às condições adversas, ela vive menos, em média, 30 anos, o que varia muito. Mas a possibilidade de ser plantada em gramados faz dela muito especial”, explica.

Seu nome tem origem no francês e significa “flamejante”, “vistoso”, “chamativo”, devido a coloração viva de suas flores. No Distrito Federal esta beleza é apreciada de outubro até dezembro. As flores do flamboyant duram de 30 a 40 dias e podem ser encontradas em três cores: vermelho, laranja e amarelo.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita.

8 anos

Flores Flores grandes, vistosas, com 5 pétalas, sendo uma delas diferente, de coloração vermelha ou laranja, existe também uma variedade de cor amarela. Demora cerca de 8 anos para que aconteça a primeira florada.

Lourival Louza

Localizado no bairro Jardim Goiás, o legado de Lourival Louza, que fundou o shopping ao lado de seu filho Lourival Louza Júnior, tem continuidade com a família que administra o Grupo Flamboyant.

Algumas plantas conhecidas, geralmente para fins ornamentais, têm potencial para alimento a exemplo do Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Flamboyant, Gardênia, Amor Perfeito, Cravinha, Hibiscos, dentre outros.

As raízes do Flamboyant são muito agressivas, com parte acima da superfície, tornando-a não indicada para ornamentação de calçadas, ou para plantio próximo a tubulações de água, muros e rede elétrica.

Flamboyant: árvore centenária pode ser cortada em Cachoeiro.

João VI.

Características da flamboyant
Há flores com tonalidades mais suaves, como, por exemplo, o alaranjado claro e o salmão amarelado. No entanto, a árvore flamboiã com flores amareladas é chamada de Flavida. Cada flor possui cinco pétalas, sendo que uma delas é maior do que as outras.

As podas ocorrem em qualquer época do ano, seja durante a floração ou durante o crescimento dos frutos. Os cortes de galhos obedecem a métodos que diferem de todos aqueles recomentados pelos manuais de manejo adotados em outras cidades com preocupação com a preservação de sua flora.

Como Plantar: Plantar as sementes em local definitivo ou tubetes plásticos, cobrindo-os com 3 cm de terra. Recomenda-se "ralar" ou "lixar" a casca da semente para facilitar a germinação. Após a germinação, transplantar a muda para local amplo, em qualquer tipo de solo e sempre a pleno sol.

sequóia gigante

Começamos com o grande general, talvez a mais famosa de todas. Trata-se de uma sequóia gigante e está na Califórnia. Este espécime detém o título de ser vivo com a maior quantidade de biomassa da Terra. olho!

Helicônia

A Helicônia é uma planta tropical que produz flores espetaculares e ornamentais, amplamente utilizada por paisagistas, pois tem a característica de florescer durante o ano todo. Esta planta produz muitas inflorescências, sempre pendente seu comprimento pode variar de acordo com o número de flores no caule.

Datada de 1870, a Glicínia centenária – nome dado à espécie – ainda surpreende os turistas que passeiam pelo Ashikaga Flower Park, em Tochigi, no Japão. A elegante trepadeira é conhecida por ser a árvore mais bonita, além de ser a maior e mais antiga dessa espécie no arquipélago asiático.

Pode alcançar até 12 metros de altura.

Rega: Enquanto muda, regar com regularidade. Depois que pegar, não precisa mais. Tolera bem estiagem. Clima: Se adapta bem ao tropical e subtropical do Brasil.

Você também precisa fornecer às árvores solo bem drenado – isso significa que ele não fica encharcado por longos períodos depois da chuva ou irrigação. Além disso, regue com frequência mas não exagere; Flamboyants gostam de solo levemente úmido mas não encharcado!