Qual seta usar para ultrapassar?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Esse sinal, feito pelo veículo da frente, significa que pode-se fazer a ultrapassagem com segurança. Ele é muito utilizado em pistas de mão dupla que possuem apenas uma via, e indica que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto.

Use a seta para indicar que você está prestes a ir para a esquerda. Para fazer isso, espere até que você esteja a aproximadamente 27 m do local em que deseja virar.

Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.

Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá: I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha; II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...

3) Use a marcha adequada para fazer a ultrapassagem
Se você está com seu popular 1.0 atrás de um caminhão que anda a 60 km/h, não deve obviamente sair para ultrapassar em quinta marcha. Tem que reduzir. Para quarta, ou ás vezes para terceira. E isso vale também para carros potentes.

32 do CTB: “Art. 32. O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.”

O que significa uma seta para cima e outra para baixo? Eles funcionam como uma espécie de "descurtir" ou "aprovar" comentários na rede social. Você pode dar tanto um voto positivo (para cima) quanto um voto negativo (para baixa) para outros usuários.

– Quando o trânsito está pesado e o espaço para mudar de faixa é apertado, é preciso negociar com o outro motorista, afinal, você vai “atrapalhar” ou entrar no caminho dele. Nessa hora, além de dar a seta, vale fazer um aceno de mão ou buzinar levemente para que ele entenda e permita a sua entrada.

Antes de mudar de faixa, deve-se olhar para ver se isso é possível, se a distância dos demais carros permite que a manobra seja feita com segurança e, claro, sinalizar. No caso de São Paulo, por exemplo, mudar de faixa, poucas vezes é um direito de todos.

O pisca-alerta deve ser utilizado apenas em situações de imobilização, emergências e também quando a regulamentação da via determina. Assim, como pode-se ver no artigo 40, o pisca-alerta deve ser usado apenas em imobilizações, situações de emergência e quando a regulamentação assim determina.

É preciso reduzir a marcha para realizar as ultrapassagens pois isso faz com que o processo se torne mais rápido e, consequentemente, mais seguro. Sempre avalie se a ultrapassagem é necessária e principalmente se ela é possível.

Portanto, quando o motor do veículo emitir um barulho mais forte e o carro não responder à pisada no acelerador, você deverá aumentar a marcha de carro. Já se o motor perder a potência e começar a “engasgar”, a marcha será reduzida. Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel.

X - Nas vias de mão única com retorno ou entrada à esquerda, é permitida a ultrapassagem pela direita, se o condutor do veículo que estiver à esquerda indicar, por sinal, que vai entrar para êsse lado.

A motoneta é definida como um veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.

O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

PASSAGEM DE NÍVEL – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria. ULTRAPASSAGEM – movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.