Qual série é melhor para hipertrofia?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

Já para hipertrofia, o principal combustível é o glicogênio muscular, e sua máxima utilização se dá em torno de 15 segundos até por volta de um minuto. Por isso, o melhor treino para hipertrofia tem séries que variam de 6 até 12 repetições.

NÚMERO DE SÉRIES PARA HIPERTROFIA
Para que as musculaturas sejam estimuladas de forma ideal, o número de exercícios deve estar em sintonia com o número de séries. Por exemplo: realizar 3 exercícios de 4 séries é muito similar a fazer 4 exercícios de 3 séries.

Executar o movimento de maneira mais rápida permite que você faça mais repetições, enquanto fazer mais lento ajuda a trabalhar o músculo por mais tempo. Acelerar a execução aumenta o gasto calórico, enquanto diminuir a velocidade pode preservar mais as articulações.

Em geral, os exercícios com mais repetições são usados para melhorar a resistência muscular, enquanto os com mais peso e menos repetições são usados para aumentar o tamanho e a força dos músculos.

De maneira geral, os treinos para hipertrofia são divididos por grupos musculares (treino para peito, treino para pernas etc.), por meio de exercícios feitos em séries (geralmente, três ou quatro), cada uma com um determinado número de repetições (de seis a doze).

A resposta pode estar numa sequência de três letras: ABC. Tanto a ciência quanto diversos atletas profissionais são adeptos do treino ABC, uma organização do treino de força que é essencial para quem busca hipertrofia e que permite o controle da intensidade do treino.

Como funciona a série musculação definição? Com 2 a 4 séries de 6 a 15 repetições, e com três treinos aeróbicos por semana deve ser um bom caminho para a série musculação definição. Lembrando que o treino aeróbico deve ser feito em um período inverso ao treino anaeróbico.

O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”. Ex : Faça 12 exercícios, 3 séries de 8 – 12 reps Max e descanse 1- 1'30” entre as séries.

Carga ideal & Hipertrofia muscular
Já para os praticantes de nível avançado, o ideal é que a carga esteja entre 70 e 100%, variando entre 1 e 12 repetições, em séries que podem variar entre 3 e 6.

Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições). O número de séries depende do número de exercícios, dos grupamentos musculares em questão, fase de treinamento em que se encontra o aluno e do tipo de força: a.

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

Ao praticar exercícios físicos, estimulamos as fibras que compõem os tecidos musculares. Essas fibras, por sua vez, reagem crescendo, para se adaptar ao estresse causado. O processo de crescimento dos músculos também é chamado de hipertrofia.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

Sim! Mas, para quem vai dedicar três dias da semana para treinar, é recomendado intercalar os dias, aproveitando a pausa do dia seguinte para que haja uma boa recuperação.

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

“AO QUERER DEFINIR SEM AUMENTAR A MASSA MUSCULAR, Mesmo que uma pessoa tenha baixa porcentagem de gordura, ela deve USAR métodos de hipertrofia”, diz Ferreira. O treino hipertrofia é, em geral, constituído de 3 ou 4 séries com 8 a 12 repetições dos exercícios para definir o corpo.

Relação entre séries e reps
Quanto maior o número de reps menor o número de séries! Isso é de suma importância. Os bodybuilders fazem algo em torno de 12 a 16 x para um grupo muscular, os que treinam com mais reps fazem algo em torno de 12 x, e os que treinam mais pesado e com menos reps fazem cerca de 16 x.

Em relação ao melhor volume de treino para otimizar a hipertrofia muscular, evidência recente sugere uma faixa de 12-20 séries por grupo muscular por semana (e mínimo de 10 séries), pelo menos em homens jovens e treinados (Ref.