Qual série aprende a multiplicar?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Na terceira série, as crianças normalmente aprendem a multiplicar até 12. Isso os ajuda pelo resto de suas vidas, por isso é muito importante. Como tornar isso mais interessante e memorável?

Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”. O resultado da multiplicação é conhecido como produto, e os números que serão multiplicados são chamados de fatores.

Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

A maioria dos alunos começa a aprender a divisão no 3º ano ou por volta dos oito ou nove anos de idade.

Estratégias para Ensinar as crianças a multiplicar:

  1. Comece com as multiplicações básicas. ...
  2. Explique o que é a propriedade comutativa. ...
  3. Multiplicações de terras para praticar. ...
  4. Vire para jogos. ...
  5. Materiais. ...
  6. Use tabelas de multiplicação simples. ...
  7. Aposte na representação gráfica.

Pratique com as velhas e queridas operações de multiplicação 2×2, 2×3, 3×3, para logo em seguida pular para relações mais amplas, como as tabuadas. Um conselho: sugira que a criança substitua o “x” pela palavra “vezes”. Dessa maneira, ela vai compreender que 2×2, é, na verdade, “duas vezes o número dois”.

Enfatize que a multiplicação é um atalho. Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.

Utilize os planos de aula de Matemática para o 2º ano do fundamental conforme a BNCC.
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Plano de aula 1 - Sequências recursivas

  1. Formar sequências numéricas finitas e recursivas.
  2. Identificar o padrão recursivo em uma sequência.
  3. Prever ou deduzir através de estratégias próprias o próximo elemento de uma sequência.

O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática. Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano.

Nessa fase são desenvolvidas a comunicação oral e o sistema da escrita alfabética, signos matemáticos, registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço.

Com quantos anos eles começam a se dividir? Uma vez que o conceito de multiplicação é estabelecido, e as tabelas de multiplicação são perfeitamente conhecidas, começa a dividir aos 9 ou 10 anos de idade.

Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação. Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto.

É uma sequência finita e ordenada de passos (regras), com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa (resolução de problemas, cálculos etc.).

É importante aprender aos poucos, pegando um grupo pequeno de colunas por vez. Dessa forma, fica mais fácil do que tentar assimilar a tabuada inteira de uma só vez. Lembre-se: esse é um exercício que envolve simplesmente a memorização. Seu filho já deve ter entendido o conceito da multiplicação.

Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.

Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.